sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Praia Acessível: Visita técnica viabiliza programa ainda para este ano

Caucaia terá ainda no segundo semestre de 2017 sua primeira estação fixa do programa “Praia Acessível”, parceria entre Governo do Ceará e a Prefeitura para garantir o acesso de cadeirantes ao mar. Será a segunda do Ceará e a quinta do tipo no Brasil, e ficará na praia do Cumbuco.
A confirmação da construção do equipamento foi feita nesta quinta-feira (31/8), durante visita técnica à estrutura da barraca Cumbuco Beach. Participaram o secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra, técnicos da pasta, engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e comitiva do gabinete da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana.
Esteiras de 30 metros na faixa de areia darão acesso ao mar a quem hoje não pode aproveitar a orla. Serão utilizadas cinco cadeiras-anfíbio, equipamentos que permitem à pessoa com deficiência flutuar. Toda a parte física da Cumbuco Beach está sendo adaptada com investimento privado. O espaço ganhará comunicação visual especial e piso tátil.
Além do Ceará, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco possuem estações fixas do programa. Para Paulo Guerra, a modernidade e a importância do programa “marcarão Caucaia no turismo nacional e internacional”.  “É uma conquista da qual devemos nos orgulhar”, afirmou o secretário.
Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, a visita foi importante para confirmar a parceira e estabelecer a resolutividade das demandas que faltavam para concluir o projeto “e operacionalizar nos próximos dias a estação de Caucaia”. “Este projeto efetiva o direito ao lazer para todas as pessoas com deficiência, incluindo adultos, idosos e crianças”, destacou.
Implantado há um ano e quatro meses, o “Praia Acessível” já atendeu a aproximadamente 1.600 pessoas em Fortaleza. A estação de Caucaia terá como diferencial o suporte da barraca Cumbuco Beach. Além de toda a estrutura, uma equipe formada por monitores, assistentes sociais e enfermeiras estará disponível.

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário