terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Em menos de um semana, quatro fóruns foram assaltados no Ceará

Em menos de um semana, quatro fóruns foram assaltados no Ceará. Desta vez, o alvo foi o de Beberibe (83Km de Fortaleza). Na madrugada de ontem, quatro homens armados chegaram ao local, renderam o vigilante e o levaram para um matagal. Enquanto dois deles dominavam o refém, os outros arrombaram o fórum e levaram armas de fogo e dinheiro de pensões que estavam guardados no local.

Após a ação, os bandidos liberaram o vigilante e fugiram. A Polícia ainda não sabe com precisão o valor em dinheiro levado nem a quantidade de armas. A Polícia saiu em diligência procurando, o paradeiro do quarteto, mas não conseguiu capturar nenhum dos integrantes.

O caso será apurado pela equipe do delegado Edinaldo do Vale Cavalcante, titular da Delegacia Regional de Beberibe. As investigações tentam elucidar o caso para contabilizar o que foi levado, descobrir o itinerário feito pelos ladrões dentro do prédio e identificar quais salas eles tiveram acesso.

Outros casos
Somente na semana passada, outros três fóruns da Justiça foram arrombados no Interior cearense. Na última sexta-feira (6), um grupo invadiu o de Aratuba em busca de drogas e armas. Em menos de um mês esta já é segunda invasão ao local. Na quarta-feira (4), o fórum de Iguatu foi arrombado por cinco homens fortemente armados. Ainda na mesma semana, na segunda-feira (2), seis homens entraram no fórum de Horizonte e levaram dinheiro, além de CDs e DVDs ´piratas´ apreendidos.

Durante 2011, aconteceram dez assaltos à fóruns de Justiça no Ceará. Foram ´alvos´ de ações criminosas as unidades das cidades de Chorozinho, Maranguape, Ubajara, Umirim, Mauriti, Ocara, Palmácia, Caridade, Pacajus e Aratuba. Os bandidos entram nos prédios da Justiça, geralmente, à procura de armas e drogas. Em nenhum dos casos houve violação dos arquivos ou dos processos que estão em andamento. O interesse é sempre material de apreensões sob tutela da Justiça.

Insegurança
Os prédios são quase sempre guardados por apenas um vigilante. Em alguns casos, ao chegaram ao local, os bandidos encontravam o imóvel totalmente desguarnecido. Os seguranças são facilmente rendidos pelos grupos que costumam ser formados por vários bandidos que portam armas de grosso calibre.

A insegurança causada pela insuficiência de vigilantes fica clara, já que as ações são sempre bem sucedidas, e em nenhum dos casos, a Polícia conseguiu interromper os assaltos. Os arrombamentos sempre chamam atenção da população, que por medo, não denuncia.

Os furtos acontecem sempre com a mesma dinâmica. O tempo gasto é praticamente o mesmo, assim como a abordagem à segurança do prédio.

A insegurança nos fóruns cearenses já é do conhecimento do Conselho Nacional da Justiça e do Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário