terça-feira, 12 de setembro de 2017

Comitê pela Prevenção de Homicídios se reúne com prefeito de Caucaia

Deputado Renato Roseno, prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e secretária Erika Amorim  
Deputado Renato Roseno, prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e secretária Erika Amorim Divulgação
O deputado Renato Roseno (Psol) se reuniu, na tarde de quarta-feira (06/09), com o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e o secretariado do Município para apresentar o relatório Cada Vida Importa e as 12 recomendações para prevenir homicídios de adolescentes, produção do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa, do qual o parlamentar é relator. Caucaia está entre os municípios que mais matam jovens de 10 a 19 anos no Estado e foi uma das sete cidades visitadas pelo colegiado da Assembleia durante pesquisa de campo no ano passado.
Renato Roseno explicou que, nesta segunda fase de atuação, o Comitê tem apresentado uma devolutiva aos prefeitos dos municípios envolvidos na pesquisa para ofertar e acompanhar o cumprimento de medidas que tenham como meta a redução de assassinatos de adolescentes. “O debate sobre a segurança pública é muito injusto, porque se coloca sobre ela o peso de resolver a ausência de todas as outras áreas”, apontou o parlamentar, explicando que 75% dos assassinatos de adolescentes no Estado estão concentrados em sete cidades: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.
Segundo o deputado, as prefeituras têm papel central na execução de políticas para prevenir homicídios na juventude. “Quem está mais perto do cidadão é a prefeitura, é o agente de saúde, o guarda municipal, o assistente social”, exemplificou. A recomendação número 3 do Comitê aponta para a qualificação urbana dos territórios vulneráveis aos homicídios. “Onde tem mais problema social é onde ocorre mais violência”, destacou Roseno.
O coordenador da equipe técnica do Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Thiago de Holanda, citou o protocolo intersetorial que vem sendo desenhado em Fortaleza para identificar e chegar às famílias vítimas de violência letal. A pesquisa feita pelo Comitê aponta para o agravamento das vulnerabilidades de familiares e amigos ligados a adolescentes assassinados e que podem resultar em novas mortes, inclusive por conta de ameaças do autor do crime. “Precisamos chegar de forma rápida a essas famílias. O protocolo desenhado em Fortaleza pode ser replicado em Caucaia”, sugeriu.
O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, acolheu as recomendações do Comitê e garantiu que vai mobilizar a gestão municipal para desenvolver um plano de ações locais com foco no tema. A proposta é que a iniciativa seja liderada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), cujo gestor é o próprio prefeito.
Também estavam presentes na reunião os secretários municipais de Saúde, Moacir Soares; Educação, Lindomar Soares; Turismo e Cultura, Paulo Guerra; Governo e Articulação Política, Erika Amorim; Desenvolvimento Social, Danielle Nascimento; Segurança Urbana e Tecnologia, Diogo Gomes, além da subcomandante da Guarda Municipal, Lívia Pimenta, e o diretor de Juventude da Secretaria de Esporte e Juventude, Berg Alcântara.
Da Redação/com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário