sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Saúde: Estudos sinalizam redução de casos de dengue e chikungunya

O Ceará é o estado brasileiro que concentra o maior número de notificações de febre chikungunya este ano. Até junho, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) registrou 80.045 suspeitas da doença. Em Caucaia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 4.727 casos até a 35ª semana epidemiológica.
Embora o total seja preocupante, estudos da SMS sinalizam redução no número de notificações tanto da chikungunya quanto da dengue em Caucaia. O maior número de casos de chikungunya está na Jurema (500), no Parque Potira I (278) e no Parque Soledade (240).
Já com relação à dengue, o número de casos confirmados chega a 823. Jurema, Parque Soledade e Parque Potira I, mais uma vez, são os bairros com mais ocorrências: 87, 65 e 47 registros.
Para o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires, a queda é natural para o período do ano. Ele acrescenta, contudo, a intensificação das ações estratégicas e educativas e os mutirões de tratamento focal e de limpeza como fatores indispensáveis para a melhoria do desempenho. “Já cumprimos até agora cinco dos seis ciclos de visitas domiciliares nas zonas rural e urbana previstos para este ano, por exemplo”, pontua.
Agora, o município vai atualizar os dados relativos à infestação do Aedes aegypti para seguir direcionando a estratégia de combate ao mosquito. Entre os dias 23 a 27 de outubro, a SMS vai realizar o 4º Levantamento de Índice Rápido (Lira), pesquisa recomendada pelo Ministério da Saúde. No mesmo período, 40 bairros da zona urbana do município serão inspecionados.
A última pesquisa, feita entre 3 e 7 de julho, havia consolidado um cenário de médio risco, com índice de infestação predial de 2.70%. “Com o novo Lira, nós vamos ter uma projeção da atual infestação na zona urbana e, assim, nortear ações para enfrentar o desafio da quadra chuvosa de 2018”, destaca Pires.
O coordenador ressalta ainda a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na promoção da “Operação Fronteiras”, que deverá ocorrer de 5 a 11 de outubro nos bairros Marechal Rondon, Guadalajara, Parque Albano e Velho São Miguel.
Serão realizadas nesse período simultaneamente ações na divisa de Caucaia com Fortaleza. Além das visitas domiciliares e de um forte trabalho de Educação em Saúde, será formada uma força-tarefa para limpar a área de domínio do Metrofor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário