terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Caucaia terá central telefônica 24 horas para prevenção ao suicídio

Caucaia está na iminência de ganhar um importante serviço de prevenção ao suicídio. O número 0800.275.9192 oferecerá apoio psicológico a quem atravessa uma fase difícil e pensa em tirar a própria vida. A expectativa é de que o serviço entre em funcionamento em janeiro.
Chamada de Linha da Vida, a central é uma das ações do programa Você não está sozinho, cujo lançamento acontecerá nesta quinta-feira (5/12) e contempla também o Salve Jovem, com a realização de palestras sobre o tema na rede pública municipal de ensino.
Diversas escolas de Caucaia já receberam o Salve Jovem, que sensibiliza justamente o perfil mais vulnerável à prática do suicídio (15 a 29 anos). O funcionamento da Linha da Vida, no entanto, contemplará todas as faixas etárias.
A central funcionará 24 horas por dia. Será composta por dez profissionais, todos já capacitados para a escuta terapêutica e, quando necessário, encaminhamento do usuário à Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Caucaia dispõe de três Centros de Atendimento Psicossocial (Caps): um infantil, um geral e um especializado em álcool e outras drogas.
“Estudei mais de 200 casos de suicídio no Ceará e em todos vi que essas pessoas sequer haviam passado pela Raps. Nosso diferencial será exatamente essa possibilidade de orientarmos para uma visita aos equipamentos da própria Prefeitura. Caucaia será o primeiro município do Brasil a implementar algo do tipo”, detalha o coordenador da Linha da Vida, Daniel Gadelha.
Ele lembra que pela primeira vez Caucaia dispõe de um plano municipal de prevenção ao suicídio. Elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o documento foi reconhecido pelo Ministério Público do Estado (MPCE) no último dia 22 de novembro.
Conforme relatório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará registrou no ano passado 643 casos de suicídio. Caucaia teve nove ocorrências, o menor número desde 2010. Estudos indicam que 90% dessas mortes poderiam ter sido evitadas se familiares e amigos do indivíduo tivessem identificado os sinais de que ele poderia tirar a própria vida, e se ele tivesse sido acolhido por uma Raps.
No mundo, o suicídio tira mais de 800 mil vidas por ano. Isso equivale a um caso a cada 40 segundos. No Brasil, são mais de 11 mil mortes por ano – o referente a um registro a cada 45 minutos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a situação uma epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário