quarta-feira, 6 de junho de 2012

Instituto Visão Futuro Ceará promove retiro no Cumbuco

O encontro será constituído por atividades de meditação e exercícios que visam o bem-estar pessoal

Fortaleza O Instituto Visão Futuro-Ceará promove, nos próximos dias 8 a 10, o retiro "Meditação e Bem-Estar, caminho para a saúde integral". O evento, que acontece no Cumbuco, Caucaia, consistirá nas práticas de Biopsicologia, com oficinas de teatro e consciência corporal, yoga, relaxamento, mantras e meditação. A presidente do Instituto Visão Futuro-Ceará, a pedagoga Nêda Mattos, explica que essa é mais uma oportunidade de se oferecer práticas do corpo e da mente, que expandem a intuição e o bem-estar. Ela diz não haver nenhuma relação com religião, embora a paz interior deixa a pessoa disponível para novas percepções espirituais.

Através de uma alimentação saudável, meditação e harmonia interior se alcança um nível espiritual avançado, segundo Nêda. Na sua opinião, não se trata de trabalhar apenas o individual. Contudo, começando pela pessoa, se pode chegar ao patamar de exemplo individual.


Os retiros realizados pelo Instituto Visão Futuro são oportunidades de equilíbrio interior FOTO: PATRÍCIA VELOSO


"Nós oferecemos ações que ajudam as pessoas a viver melhor. São atividades para pessoas cansadas e desiludidas com tantas teorias", disse Nêda.

As facilitadoras Silvia Fuler e Germana Lucena são da equipe de Susan Andrews, psicóloga, antropóloga e monja iogue, fundadora do Parque Ecológico Visão Futuro (SP) e autora de livros como o "Stress a Seu Favor". Ela é embaixadora da Felicidade Interior Bruta (FIB), que é um complemento do Produto Interno Bruto (PIB), além de ser fundadora do Instituto Visão Futuro, com sede em São Paulo.

"A doutora Susan tem sido grande responsável pela mudança de foco sobre qualidade de vida. Esta não se dá apenas pela medição das riquezas, mas sim pela felicidade interior, que implica num estado de espírito sadio e receptivo", afirmou.

O encontro acontece no feriadão de Corpus Christi. O grupo deverá ser constituído por até 40 pessoas, que chegarão ao Cumbuco ainda na sexta-feira, no dia 8, quando haverá uma acolhida por parte dos organizadores do evento, que acontece na pousada Tropical Wind (Rua Suécia 190), no Cumbuco.

Segundo a presidente do Instituto no Ceará, trata-se de um lugar que propicia essa busca pela harmonia e paz interior, em vista da praia, das dunas, da possibilidade de meditação ao ar livre. "Temos que entender a importância do banho de mar. Não se trata de uma mistificação, mas uma terapia eficaz para neutralizar energias negativas", ressalta Nêda. A programação inclui oficinas de teatro, práticas de consciência corporal, yoga, simples, meditação, mantras e bons momentos de silêncio interior. "Tudo isso num ambiente de beleza exuberante próximo das dunas do Cumbuco e diante da grandiosidade e imensidão do mar. Nesse cenário, encontraremos momentos de paz interior, em companhia de pessoas alegres sintonizadas com o mesmo objetivo", destacou.

Apoiadores

Entre os apoiadores está Germana Lucena, fisioterapeuta, de João Pessoa, que tem se dedicado ao estudo da prevenção e tratamento das doenças ocupacionais e do estresse. Nos últimos anos, tem direcionado sua formação profissional para treinamento com o Método Feldkrais que ajuda pessoas a superar severos problemas de saúde aumentando a vitalidade.

Também contará com Silvia Fuller (Susmita), que estudou teatro na Dinamarca e, no Brasil, foi aluna de Augusto Boal, que criou o Teatro do Oprimido. É facilitadora de oficinas de Teatro do Parque Ecológico Visão Futuro (SP).

Mais informações:

Espaço Clara Luz
Rua Cel. Linhares 452 - Meireles Fortaleza, telefone: (85) 3224.9832
9925.9973/ 8898.9973

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário