No município de Caucaia, diversos alunos que estudam na Escola Municipal Maria Helena Moreira da Silva, utilizam o jornal impresso na sala de aula e alcançam bons resultados de interpretação textual.
Os educadores que trabalham na escola desenvolveram um projeto piloto chamado “O POVO desperta leitura crítica”, utilizando leitura e escrita por meio do jornal impresso, direcionado às turmas do 3º ano do ensino fundamental. A professora Terezinha de Jesus investiu, principalmente, no desenvolvimento da leitura crítica dos alunos e, com o apoio do diretor da escola, Narciso da Costa, contribuiu para que o objetivo de incentivar a produção textual e a leitura crítica do mundo globalizado fosse algo possível de ser realizado.
Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Divida a turma em equipes para facilitar o trabalho de leitura. Distribua para cada grupo menor, exemplares de jornal para que conheçam o material e o conteúdo. Assim, eles poderão ter contato com todos os cadernos e adquirir o gosto pela leitura dos textos jornalísticos.
2º PASSO
Os alunos também podem analisar os textos no site do Jornal O POVO. O Portal de notícias também é um instrumento que favorece a leitura e a compreensão das notícias do dia. Procure reservar um espaço com computadores, ou caso prefira, um projetor de imagens para que todos possam visualizar imagens e textos.
3° PASSO
Através da vivência dos alunos com o jornal, os educadores perceberam a segurança dos alunos em levantar questões críticas sobre as notícias lidas. As manchetes, fotos e colunas esportivas também foram alvos de comentários realizados pelos estudantes.
4° PASSO
Procure incentivar os comentários sobre os textos encontrados no jornal. É de grande importância a própria percepção dos alunos sobre o local onde vivem, o que acontece em volta deles e em que contexto se encontram. Assim, eles encontrarão muito mais sentido nas práticas de leitura e escrita voltadas para uma situação social.
5º PASSO
Peça para que cada aluno escolha uma notícia do jornal e, depois de lida, procurar repassar para os colegas de classe a interpretação feita sobre o texto. Posteriormente, a turma pode fazer o próprio jornal da escola divulgando os textos produzidos em sala, e, principalmente, divulgar as questões refletidas.
Avaliação
A turma da Escola Municipal Maria Helena Moreira da Silva, situada no município de Caucaia/CE, realizou as leituras com entusiasmo e gostaram de transmitir as noticias para os outros colegas.
carloseduardo@opovo.com.br
Os educadores que trabalham na escola desenvolveram um projeto piloto chamado “O POVO desperta leitura crítica”, utilizando leitura e escrita por meio do jornal impresso, direcionado às turmas do 3º ano do ensino fundamental. A professora Terezinha de Jesus investiu, principalmente, no desenvolvimento da leitura crítica dos alunos e, com o apoio do diretor da escola, Narciso da Costa, contribuiu para que o objetivo de incentivar a produção textual e a leitura crítica do mundo globalizado fosse algo possível de ser realizado.
Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Divida a turma em equipes para facilitar o trabalho de leitura. Distribua para cada grupo menor, exemplares de jornal para que conheçam o material e o conteúdo. Assim, eles poderão ter contato com todos os cadernos e adquirir o gosto pela leitura dos textos jornalísticos.
2º PASSO
Os alunos também podem analisar os textos no site do Jornal O POVO. O Portal de notícias também é um instrumento que favorece a leitura e a compreensão das notícias do dia. Procure reservar um espaço com computadores, ou caso prefira, um projetor de imagens para que todos possam visualizar imagens e textos.
3° PASSO
Através da vivência dos alunos com o jornal, os educadores perceberam a segurança dos alunos em levantar questões críticas sobre as notícias lidas. As manchetes, fotos e colunas esportivas também foram alvos de comentários realizados pelos estudantes.
4° PASSO
Procure incentivar os comentários sobre os textos encontrados no jornal. É de grande importância a própria percepção dos alunos sobre o local onde vivem, o que acontece em volta deles e em que contexto se encontram. Assim, eles encontrarão muito mais sentido nas práticas de leitura e escrita voltadas para uma situação social.
5º PASSO
Peça para que cada aluno escolha uma notícia do jornal e, depois de lida, procurar repassar para os colegas de classe a interpretação feita sobre o texto. Posteriormente, a turma pode fazer o próprio jornal da escola divulgando os textos produzidos em sala, e, principalmente, divulgar as questões refletidas.
Avaliação
A turma da Escola Municipal Maria Helena Moreira da Silva, situada no município de Caucaia/CE, realizou as leituras com entusiasmo e gostaram de transmitir as noticias para os outros colegas.
carloseduardo@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário