quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Parceria com Inpe vai monitorar chuvas e inundações

/admin/view/noticia/img/20180124173809chuva_defesa_civil_inpe.jpg
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) firmou nesta quarta-feira (24/1) parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para Caucaia ter seus índices pluviométricos monitorados. Os trabalhos já iniciam na quarta-feira (31/1), com o mapeamento da cidade.
O primeiro momento será de testes e focará em uma das 17 áreas de risco de Caucaia. A Compdec apresentou ao Inpe três opções de regiões mais críticas em períodos chuvosos. A expectativa, porém, é de que o Conjunto Metropolitano, popularmente conhecido como Picuí, seja escolhido.
O coordenador da Defesa Civil explica o porquê. “O Picuí é a nossa área mais crítica. Sempre tem registros de inundações quando chove. Como esse ano as previsões indicam que o inverno vai ser bom, seria interessante acompanharmos de perto”, diz Airton da Silva.
Segundo ele, a ideia é implementar um alarme digital para os moradores serem alertados com antecedência sobre a possibilidade de algum sinistro. “Vamos fazer testes e pesquisas durante toda a quadra chuvosa deste ano. Tudo sem custo algum para o município”, frisa o coordenador.
MARANGUAPINHO
A Defesa Civil de Caucaia também firmou esta semana parceria com a Defesa Civil de Fortaleza. A ideia é unir forças na limpeza do rio Maranguapinho, que passa pela divisa entre as duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário