segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Prefeito e primeira-dama entregam cartela de projetos a banco internacional

O prefeito Naumi Amorim e a primeira-dama Erika Amorim apresentaram nesta segunda-feira (22/1) a cartela de projetos do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia a representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A audiência aconteceu em Brasília, onde os gestores permanecem até esta terça-feira (23/1).
A apresentação é necessária porque será o CAF o agente financiador das obras que compõem o Programa, cujo empréstimo foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em dezembro último. O investimento será de US$ 80 milhões. Na cotação de hoje da moeda americana, isso equivale a quase R$ 270 milhões.
Trata-se de um feito inédito para Caucaia, cidade cearense com o maior empréstimo aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) no fim do ano passado. Naumi Amorim entregou pessoalmente a cartela de projetos ao diretor da CAF no Brasil, Jaime Holguín, e ao Executivo Sênior da CAF, José Rafael Neto.
“Todos os projetos do Programa de Infraestrutura Integrada são estratégicos pra gente. Quis entregar tudo pessoalmente para o Banco ter a certeza de que está tratando com uma gestão séria e compromissada com a coisa pública. O que a gente quer aqui é o avanço de Caucaia, que passou tanto tempo no atraso”, justifica o prefeito.
A expectativa agora é pela visita de uma missão da CAF a Caucaia. Na oportunidade, técnicos do Banco farão visitas aos locais onde as obras serão executadas e participarão de reuniões com representantes da Prefeitura. Isso deve ocorrer em fevereiro, após o Carnaval.
De acordo com Erika Amorim, as obras iniciam ainda este ano. Ela lembra que os projetos do Programa de Infraestrutura Integrada contemplam não só a Sede. Grande Jurema e Litoral também serão beneficiados. “Caucaia nunca tinha sequer tentado um investimento internacional. Nós conseguimos e vamos investir cada centavo construindo viadutos e pontes, melhorando praças, criando ciclovias, recuperando áreas urbanas, implementando projetos de arborização, fazendo serviços de drenagem, saneamento e pavimentação, e algo muito importante: revitalizando completamente o Centro...”, lista ela.
A Prefeitura terá quatro anos para executar o Programa e 16 anos para pagar o empréstimo. O contrato de financiamento será assinado logo após a missão da CAF passar por Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário