quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

UPA da Jurema recebe vistoria do Ministério da Saúde

Na tarde desta quarta-feira (31/1), o prefeito Naumi Amorim esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo Pessoa, na Grande Jurema, para receber uma visita técnica do Ministério da Saúde (MS). A vistoria tem o intuito de analisar o processo de qualificação do espaço para que a UPA possa receber incentivos federais para custeio.
Para isso, o consultor técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do MS, Luís Henrique Branquinho, conheceu as instalações, conferiu os requisitos e acompanhou a rotina profissional para avaliar a capacidade operacional de funcionamento da unidade.
A inspeção contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Eva Vilma Moura Baia, e comitiva local formada pelo secretário municipal de Saúde Moacir Soares e equipe de direção do equipamento.
A UPA da Jurema oferece atendimento 24 horas e conta com plantões formados por cinco médicos, quatro enfermeiros e dez técnicos de enfermagem durante o dia, e quatro médicos, quatro enfermeiros e dez técnicos de enfermagem à noite. A atual situação do equipamento é compatível com as determinações e possibilita um aporte referente à modalidade 8, a mais completa das opções de custeio federal. 
Entre outras condições, são observados requisitos como a comprovação da cobertura do SAMU, padronização visual do espaço, comprovação de atividades de educação permanente e estabelecimento de protocolos de atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos. 
“Atendemos de seis a sete mil pessoas por mês. Além de garantir um bom atendimento, nós estamos providenciando até café, chá, bolacha e água. Nós queremos oferecer um atendimento diferenciado e humanizado”, ressaltou o prefeito Naumi Amorim durante o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário