quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Tribunal inicia digitalização do acervo processual do Fórum da Comarca de Caucaia

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está digitalizando os processos físicos do Fórum da Comarca de Caucaia, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. Os trabalhos tiveram início, nessa segunda-feira (22/01), na 1ª Vara Cível, na qual cerca de seis mil ações em papel serão transformadas em autos digitais, até meados do próximo mês de abril.
A partir de então, as atividades contemplarão os acervos das demais unidades judiciárias da Comarca, que possui dez varas. O procedimento está sendo feito por equipe de servidores da área de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua.
A diretora do Fórum de Caucaia e titular da 1ª Vara Cível, juíza Maria Valdileny Sombra Franklin, acredita que a mudança beneficia o Judiciário e a população. “A digitalização do acervo físico vai imprimir maior celeridade processual e simplificará as rotinas de trabalho, possibilitando, assim, maior efetividade da prestação jurisdicional.”
Segundo o presidente da Comissão de Informática do TJCE, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, “o processo eletrônico e a digitalização de autos fazem parte do planejamento estratégico do Tribunal. Dentro deste projeto, vem sendo implantado o SAJ nas Comarcas de Entrância Final”.
O SAJ
O SAJ é um software de gestão eletrônica de processos, que permite mais segurança, celeridade e economia de tempo e recursos. A ferramenta já funcionava em Fortaleza e Maracanaú. Em 2017, foi instalado em Caucaia, Sobral e Juazeiro do Norte, dentro do projeto de expansão para o Interior. Já a versão física, que tem como benefícios a uniformização e a extração de estatísticas, teve implantação, no ano passado, nas Comarcas de Aquiraz, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Baturité e Eusébio, conforme portaria da Presidência do TJCE.

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário