sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Viajantes devem solicitar vacina à Central de Imunização

Para melhor atender à demanda de quem precisa vacinar-se contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alterou nesta sexta-feira (19/1) a logística de atendimento à população. O solicitante desloca-se agora para apenas uma localidade – ao invés de duas, como era até ontem – a fim de ser imunizado.
Como o Ceará está fora da área recomendada pelo Ministério da Saúde para vacinação, as doses em Caucaia continuam restritas exclusivamente a quem vai viajar para localidades onde há epidemia de febre amarela.
O viajante deve, portanto, ir à Central de Imunização da SMS, no bairro do Açude, portando os seguintes documentos: cartão de vacinação, cópia do comprovante da viagem, comprovante de residência e RG. Ele faz primeiro a solicitação e, posteriormente, é encaminhado para vacinação.
Pode receber a vacina quem está na faixa etária entre nove meses e 59 anos e não tenha contraindicações aos componentes da fórmula. O ideal é que a dose seja tomada pelo menos 10 dias antes da viagem.
Coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza alerta que pessoas que já receberam uma dose da vacina não precisam se preocupar. “A vacina é de dose única. Portanto, para quem já foi imunizado, não é necessária a vacinação.”
De acordo com o Ministério da Saúde, são 21 os estados brasileiros onde a imunização é necessária: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
SERVIÇO
Central de Imunização 
Onde: rua Nossa Senhora dos Prazeres, nº 448, Açude.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário