quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Erika discute implementação de projeto inédito para jovens de Caucaia


/admin/view/noticia/img/20180124174109erika_educacao_jovem.jpg
A implementação de um projeto grandioso para a juventude de Caucaia foi pauta de encontro entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), a titular da SME, professora Lindomar Soares, e a primeira-dama Erika Amorim nesta quarta-feira (24/1). As discussões aconteceram no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba.
O projeto em questão envolverá crianças e jovens de oito a 17 anos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, tendo como base experiências desenvolvidas nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) de Fortaleza. A previsão é de que as atividades iniciem ainda no primeiro trimestre deste ano. 
Serão, ao todo, cinco polos (Praia, Jurema, Sede, BR-020 e BR-222). O Cemfa funcionará como projeto-piloto. Cada unidade terá a missão de fomentar a cultura de respeito e dignidade humana, promovendo valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz entre os jovens.
Para isso, serão desenvolvidas atividades de formação e entretenimento nas áreas esportiva, cultural e artística, possibilitando alternativas para desenvolvimento econômico e inclusão social. “Estamos diante de um projeto inédito que envolve muita responsabilidade, muito esforço e muito compromisso. Iremos acompanhar resultados nunca antes registrados em Caucaia. Será um ano de muito trabalho e de muitas conquistas para a educação e para os jovens”, pontua Erika Amorim, também secretária municipal de Governo e Articulação Política.
Só serão beneficiados pelo projeto crianças e adolescentes regularmente matriculados na rede municipal de ensino e com frequência regular nas salas de aula. “Além de manter os nossos jovens na sala de aula, combatendo o abandono, queremos e precisamos promover um resgate dos alunos, trazendo eles de volta para a escola. Só conseguiremos isso com um trabalho efetivo seja na educação, na cultura ou no esporte”, acrescenta a primeira-dama. 
A secretária Lindomar Soares comenta que o sucesso do projeto terá reflexo muito além de estruturas físicas ou materiais. Envolverá profissionais diferenciados. “Esse tipo de trabalho não é para todo mundo. É necessário um olhar mais específico. Um tato mais afetivo e social. Para isso, teremos um processo de seleção específico para o projeto, trazendo para perto profissionais que contribuam conosco nessa trajetória pela diferença”, enfatiza.
O projeto foi apresentado por Camila Bezerra, diretora de gestão escolar da SME. Ela esteve com Erika Amorim no Cuca Jangurussu, em Fortaleza, no início deste ano, conhecendo o funcionamento do equipamento. Para ela, um dos pontos que merece destaque é o “Projeto de Vida”. “Essa é uma iniciativa que tem como proposta a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O objetivo é fortalecer o trabalho com a participação de psicólogos e assistentes sociais, promovendo oficinas, vivências a atendimentos. É um processo que instiga o jovem a pensar no hoje, entender suas relações interpessoais, trabalhar sonhos e expectativas”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário