Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) iniciaram nesta segunda-feira (29/1) uma vistoria de avaliação na orla do Cumbuco no intuito de identificar os pontos positivos e os que ainda faltam ser trabalhados para o município conquistar a certificação “Praia Limpa.”
Cinco pontos foram analisados: limpeza das barracas, presença dos coletores seletivos de resíduos, localização de guarda-vidas, presença de guarda-vidas e higiene dos estabelecimentos às margens do mar. O estudo de avaliação da praia continuará durante toda esta semana.
No último dia 18, o Imac realizou a primeira reunião para Caucaia iniciar os trabalhos no intuito de conquistar a certificação. Uma comissão intersetorial foi formada com representantes de secretarias e órgãos municipais para trabalhar ações iniciais com objetivo de organizar a Praia do Cumbuco.
Segundo a gerente de educação ambiental do Instituto, Márcia Ximenes, o objetivo das visitas esta semana, além das análises iniciais, é “aperfeiçoar questões mais relevantes, como os passeios oferecidos aos turistas, a intervenção dos guias e a sinalização existente no entorno da praia, que será toda modificada, além da organização do espaço para prática de esportes e área de banhistas.”
O resultado do “Praia Limpa” deve ser divulgado até o fim de 2018. O certificado foi criado pela Lei nº 13.892/07. Trata-se de um programa do Governo do Ceará que avalia as praias dos municípios. O selo atesta as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação das praias inscritas para avaliação e visa promover o ordenamento territorial do litoral para atributos naturais, sociais e culturais serem mantidos ou resgatados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário