quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Ano letivo encerra com perspectiva de ainda mais avanços para 2018

Caucaia encerrou nessa terça-feira (30/1) o ano letivo de 2017 com a perspectiva de atividades escolares ainda melhores em 2018. A Secretaria Municipal de Educação (SME) projeta uma série de ações dentro e fora das unidades, com foco em alunos, professores e comunidades, e intuito de elevar o desempenho dos estudantes e a qualidade da rede como um todo.
O ano letivo de 2018 inicia em 15 de fevereiro. “As perspectivas são as melhores possíveis. Nós passamos 2017 todo melhorando a proposta curricular, qualificando docentes, fizemos algumas mudanças no parque escolar com o reordenamento de escolas, reformamos escolas”, lista a titular da SME, professora Lindomar Soares.
Além disso, houve a posse de 332 professores entre julho do ano passado e janeiro deste ano, melhoria da merenda escolar, reajuste salarial aos educadores, ampliação das rotas de transporte escolar e compra de fogões, ventiladores e bebedouros. Para 2018, a SME projeta a continuidade do programa “Nas Ondas da Leitura” – que distribuiu mais de 43 mil kits compostos por mochila e quatro livros para estimular o hábito da leitura entre os alunos.
A partir de março, estima a secretária, outras novas começarão a ser implementadas. “Vamos oferecer o contraturno nas escolas com atividades de arte, cultura e esporte envolvendo também a comunidade. A gente acredita que isso vai somar muito aos indicadores do município”, antevê Lindomar Soares.
Uma novidade que passa a vigorar já em fevereiro é o novo calendário educacional. Por conta de uma greve de 37 dias em 2016, o ano letivo de 2017 começou e terminou com atraso. Para isso não se repetir, a SME elaborou uma programação com dias letivos aos sábados.
A secretária explica o porquê. “A legislação diz que o aluno tem direito a 200 dias letivos e no mínimo 800 horas de aula ao ano. Com esse calendário que estamos propondo depois de várias reuniões com diretores de escola, vamos encerrar o ano letivo de 2018 dentro de 2018, sem prejuízo a 2019. Assim, vamos nos igualar às cidades que não tiveram greve”, finaliza Lindomar Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário