quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Apenas viajantes devem buscar vacina

Embora o Ceará esteja fora da lista de áreas com recomendação para vacinação contra a febre amarela e não viver uma epidemia da doença, a procura pela vacina tem sido crescente. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que a prioridade no momento é imunizar em Caucaia apenas as pessoas que vão viajar para áreas de risco.
Conforme o Ministério da Saúde, 19 estados brasileiros e o Distrito Federal são considerados áreas de risco. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.
Pode receber a vacina quem tem entre nove meses a 59 anos e não apresentar contraindicações aos componentes da dose. Para ser imunizado, o interessado deve ir ao setor de Imunização da SMS, no bairro Itambé, com cartão de vacinação, cópia do comprovante da viagem, comprovante de residência e RG.
Em seguida, a dose é aplicada na Central de Imunização, no bairro Açude. Ela protege por pelo menos dez anos. E o ideal é que seja tomada até dez dias antes da viagem. “A procura está grande principalmente porque estamos em época de férias, mas temos estoque para atender à população que vai viajar”, afirma a assistente administrativa da Imunização da SMS Michele Messias.
Ela faz um alerta importante: “A pessoa deve verificar o cartão de vacinação e checar se já tomou a vacina. Se já tiver tomado, já está imune e não precisa se preocupar. O nosso estado está fora da área de risco.”
O QUE É?
A febre amarela é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya. No Ceará, porém, não há registros de febre amarela, cujos sintomas são: febre, dor de cabeça, náuseas e vômito em casos leves, e doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais em casos graves.

SERVIÇO
Secretaria Municipal de Saúde
Onde: rodovia CE-090, nº 670, Itambé II.
Funcionamento: de 8 horas às 17 horas.

Central de Imunização 
Onde: rua Nossa Senhora dos Prazeres, nº 448, Açude.
Funcionamento: de 8 horas às 15 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário