Profissionais da saúde de Caucaia começaram nesta sexta-feira (19/1) a participar de uma importante capacitação. O curso “Educação Popular em Saúde” integra a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (Pnep-SUS).
A Pnep-SUS foi instituída em 2013 após ser aprovada por proclamação no Conselho Nacional de Saúde (CNS) como produto de um processo de mais de dois anos de diálogo que contou com a participação de movimentos sociais e instâncias governamentais.
O curso está sendo ofertado somente em 13 estados brasileiros: Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará, onde apenas sete municípios foram contemplados.
As atividades são voltadas principalmente a agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. A capacitação busca favorecer a atuação dos trabalhadores nos processos de conquista de direitos à saúde da população e no fortalecimento da participação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário