segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Conselho prioriza fortalecimento e efetivação do controle social em Caucaia

Manter o fortalecimento e a efetivação do controle social de Caucaia serão as principais diretrizes a serem efetivadas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), segundo a nova Mesa Diretora do colegiado. “Como estratégia para alcançar isso, estamos tentando mobilizar os conselheiros para que se sintam ainda mais motivados a participarem das reuniões”, declarou o presidente José Maciel Andrade durante a primeira reunião do CMS, ocorrida nesta sexta-feira (25/1), no auditório da Clínica de Hemodiálise (Cenec).
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Saúde Moacir Soares, que falou sobre a importância da efetividade do colegiado para a construção de novos diálogos em busca do progresso do controle social e destaque de Caucaia. “Saúde é bem-estar, moradia, paz, dentre outros fatores. Por que não discutir todos os assuntos que implicam no âmbito da saúde? Tenho certeza de que com este conceito, o conselho passará a dar exemplo para o Ceará por estar ampliando o campo de visão das discussões”, destacou o gestor.
A Conferência Municipal de Saúde foi outro item de destaque da reunião. O evento está previsto para acontecer em 15 de abril.  “Os conselheiros municipais são considerados delegados natos para disputarem a etapa municipal. A etapa regional fará um consolidado das propostas que vão permear a nível de município para a etapa estadual”, acrescentou Moacir. O Conselho deverá se reunir em seção extraordinária, a ser realizada no mês de fevereiro, para ampliar o debate, bem como o planejamento do evento.
Na pauta do encontro, a nova Mesa Diretora discursou sobre objetivos e perspectivas para as atividades do mandato 2019-2020. Além disso, os conselheiros articularam sobre recursos da dotação orçamentária; criação do banco de pautas; cronograma das capacitações dos conselhos locais; formulação das caixas de sugestão nas unidades básicas de saúde e apreciação das metas programáticas da Programação Anual de Saúde - PAS/2019.
“Estou entusiasmado com a nova Mesa Diretora que é autêntica, sábia, conhece bem suas responsabilidades e compreende a importância de um colegiado desse porte. A reunião de hoje foi muito positiva tanto pelas presenças como pela profundidade dos debates, marcando um novo momento da Mesa Diretora, que está muito focada em impulsionar o controle social e a participação das comunidades da gestão”, analisou o secretário da SMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário