segunda-feira, 21 de setembro de 2020

AECIPP marca presença em solenidade para celebração dos oito anos da 3° Cia/23° BPM no Pecém

 


No último dia 20 de setembro, a 3° Companhia de Polícia Militar do Pecém, pertencente ao 23° Batalhão da PM, completou oito anos de fundação e, para celebrar a data, foi realizada na manhã da última sexta-feira (18/09) uma solenidade na sede da instituição. No evento, foram homenageados policiais que se destacaram pelo empenho em ajudar tanto nas atividades internas quanto operacionais da Cia. O ato foi restrito ao Comando da Instituição, aos agraciados e à diretoria da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), parceira institucional da solenidade, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.

 

Entre os profissionais homenageados na solenidade estão o Sargento Michel, os Cabo Ismael e Torres e os Soldados J. Carlos, R. Vieira e Nascimento, que receberam a placa de Destaque Operacional. Em reconhecimento aos serviços prestados à Cia, foram agraciados os Sargentos Souza e Matos e os Soldados Lourenço e Almeida. Além disso, foi entregue uma placa ao Subtenente Rocha, policial militar da reserva, pelos mais de 30 anos servidos à população da região. Após as homenagens, foram inauguradas as instalações reformadas da Cia: tatame, sala de musculação e auditório.

 

Na ocasião, o Capitão Lutiani Rodrigues, Comandante da 3ª Cia do Pecém, reafirmou o compromisso de continuar executando um trabalho que contemple de maneira satisfatória tanto a comunidade local, quando a população flutuante que vem para trabalhar nas empresas do Complexo. “A nossa missão é que todos se sintam seguros. Sabemos que as demandas são constantes, mas tentamos minimizar para passar uma maior sensação de segurança para todos que circulam na região”, complementou. Ele ressaltou ainda todos os investimentos em capacitação e treinamento dos policiais que têm sido realizados, bem como a intensificação das operações na região, por determinação do Comandante do Batalhão. “Com o apoio do Comando Metropolitano e do Comando Geral, temos tido bons resultados. Esperamos continuar podendo servir bem a população local. Nosso trabalho é 24 horas por dia, sete dias por semana”, reforçou Lutiani.

 

Além do Capitão Lutiani, estiveram presentes no evento também o Coronel Júlio César Passos Pereira, Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano - 2° CRPM, o Comandante do 23º Batalhão da PM do Paracuru, Coronel Mário Clézio Alves de Moura, e do novo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Márcio Oliveira, em seu primeiro evento oficial no cargo, assumido na última quinta-feira (17).

 

“Parabenizo a Cia. e o Capitão Lutiani pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela PM na região nesses oito anos e também os Comandos de Caucaia e Paracuru, que dão um suporte importante para a segurança e vigilância do Complexo. Gostaria de parabenizar também o Coronel Márcio Oliveira por ter assumido o Comando Geral da PMCE”, enfatiza o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente.

 

Ricardo Parente afirma ainda que a Corporação pode contar sempre com o apoio da AECIPP para o que for preciso. “A Cia. tem desenvolvido seu trabalho com muita transparência e profissionalismo, trabalhando principalmente na prevenção, no policiamento ostensivo e com ações de solidariedade e sociais junto à comunidade no entorno, dando uma grande contribuição para o Complexo e, por isso, merece todo o apoio e toda a atenção da nossa Associação”, finaliza Parente.

 

Histórico da 3° Cia/23° BPM no Pecém

A 3ª Companhia de Polícia Militar do Pecém foi fundada em 20 de setembro de 2012. Com a criação da nova Lei de Organização Básica (LOB) da PMCE, sancionada pelo Governador do Estado do Ceará, iniciava oficialmente e efetivamente as atividades de policiamento na região, com sede em Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. Contudo, a história da Cia. na Polícia Militar teve início bem antes, em 1997, com o Destacamento de Polícia de São Gonçalo do Amarante, que posteriormente passou a ser Pelotão com sede no Distrito de Pecém. Entretanto, com a criação da Unidade de Segurança Integrada (USI) em São Gonçalo do Amarante, em 2006, o Pecém voltou a ser destacamento.

 

Durante este período e com o crescimento econômico do Distrito, alavancados pelo Porto e pelo Complexo Siderúrgico, cresceu a população fixa e flutuante do Pecém, trazendo desenvolvimento para a região, mas também seus problemas. Por essa razão, a Polícia Militar teve seu efetivo policial e de viaturas aumentado e, ao longo dos anos, tem prestado grandes e relevantes serviços à sociedade, com prisões e apreensões de armas e drogas. Comparando o primeiro semestre de 2019 com o de 2020, houve um crescimento de 166% nas apreensões de armas e 759% nas apreensões de drogas na região de responsabilidade da Cia, fruto do empenho de todos os policiais que hoje fazem parte da instituição e dos que por ela já passaram.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário