terça-feira, 1 de setembro de 2020

Caucaia passa a captar energia solar

 


O campus de Caucaia do IFCE iniciou, no mês de agosto, a instalação de placas solares que irão produzir energia limpa para o funcionamento do campus e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia elétrica. As placas fotovoltaicas estão endo instaladas no bloco didático da instituição e são resultado de um investimento de RS 9 milhões em todo o IFCE. Outros 30 campi do IFCE também foram contemplados com a instalação de placas de energia solar, graças a um programa lançado em 2019 pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap).

Segundo a diretora de Gestão Orçamentária da Proap, Beatriz Rodrigues, a expectativa é uma economia de 20% no custo com energia elétrica ao fim do ano, redução que chegará a 40% ao fim do biênio 2020/2021. Em todos os 31 campi contemplados, a redução nos custos pode chegar a R$ 3,6 milhões anualmente. “A eficiência do sistema é garantida, no mínimo, durante 25 anos. O retorno do investimento é de 5 anos. Significa que teremos, no mínimo, uma redução de 40% durante 20 anos”, calcula o assessor especial de Infraestrutura da Proap, Marcos André Damasceno.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Planejamento, Tassio Lofti, além do viés econômico, que é importante para a continuidade do funcionamento das atividades da instituição com eficiência, a medida ajuda a preservar o meio ambiente, por se tratar de uma energia limpa e renovável, o que garante a ela sustentabilidade.

Haverá também retorno didático, pois os sistemas fotovoltaicos instalados nos campi servirão como laboratórios na formação dos alunos das mais diversas áreas do conhecimento. No campus de Caucaia, estudantes dos cursos técnicos serão beneficiados com a possibilidade de realização de aulas práticas sobre a captação de energia solar.

Com informações da reitoria do IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário