quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Seminário virtual apresenta panorama das bacias hidrográficas metropolitanas

 


Dando prosseguimento à agenda de atividades do Pacto pelo Saneamento Básico, o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa promove, nesta quinta-feira (24/09), o Seminário Regional das Bacias Hidrográficas Metropolitanas. O evento será o segundo de nove seminários regionais e acontecerá às 14h, de forma virtual, pela plataforma Zoom.

Com uma área de drenagem de 15.085 km², correspondente a 10,18% do território cearense, a região hidrográfica é formada por 16 bacias independentes. Ela abriga o mais importante centro consumidor de água do Estado — a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)— cuja  disponibilidade hídrica tem sido insuficiente para o atendimento da população e suprimento de todas as atividades econômicas.

Além de Fortaleza, as Bacias Hidrográficas Metropolitanas são compostas por outros 30 municípios: Acarape, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Choró, Chorozinho, Eusébio, Guaramiranga, Guaiúba, Horizonte, Ibaretama, Itaitinga, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Pindoretama, Redenção e São Gonçalo do Amarante.

O seminário contará com apresentações, por eixo, da realidade dos municípios citados, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do pacto. Os dados serão encaminhados em cadernos temáticos aos participantes, que poderão fazer perguntas pelo chat.

Os apresentadores são: Marcella Facó, da Secretaria das Cidades, que falará sobre “Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário”; Ênio Girão, da Embrapa, sobre “Saneamento Rural”; Vanessa Lima, da Secretaria das Cidades, sobre “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”; Assis Bezerra, do Crea/Secretaria da Infraestrutura, sobre “Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas”; e Ana Estela de Amorim Fernandes, da Cagece, sobre “Educação Ambiental para o Saneamento”. A coordenadora técnica do pacto, Rosana Garjulli, mediará o debate.

Na última terça-feira (22/09), foi apresentada a realidade da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado (http://al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/91174-22092020pactopelosaneamentobasico). Os seminários seguintes apresentarão a realidade das sub-bacias hidrográficas do Banabuiú, Acaraú, Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe.

Em atividades anteriores do Pacto, foram definidos os seguintes eixos: abastecimento de água potável e esgotamento sanitário; gestão de resíduos sólidos; drenagem de águas pluviais; saneamento rural e educação ambiental para o saneamento básico, visando à universalização destes serviços a toda sociedade cearense.

BD/CG


Nenhum comentário:

Postar um comentário