sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Sejud de 1º Grau realiza mais de 2 milhões de atos processuais em um ano de funcionamento

 

A nova Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau do Ceará completa um ano de funcionamento nesta quarta-feira (02/09) apresentando números expressivos de produtividade. De setembro de 2019 a agosto deste ano, a unidade contabilizou um total de 2.221.459 atos processuais, sendo 1.284.287 movimentações e 750.636 emissões de documentos. Além disso, foram promovidas 257.872 baixas processuais no mesmo período.

O balanço também mostra que o ritmo de produção se manteve mesmo no período da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos seis meses de funcionamento (março a agosto), houve acréscimo de 20% na emissão de documentos, em relação ao primeiro semestre de atuação. Esses atos administrativos incluem confecção de ofícios, mandados, citações, cartas e alvarás, entre outros expedientes essenciais ao trabalho das unidades judiciárias.

Em abril de 2020, a Sejud também deu início ao atendimento virtual de partes e advogados e, até então, já respondeu a 11.880 e-mails, elaborando 6.849 expedientes a partir das demandas. O tempo médio de atendimento é de 24 horas, contadas do momento da solicitação.

“A Sejud tem agora atuado na melhoria das informações nos seus expedientes, realizando reuniões com os gabinetes de varas para ouvir sugestões e críticas, promovendo possíveis correções de erros. Trabalhamos ainda na realização de mentorias, envolvendo o repasse de conhecimentos entre servidores e gestores, com vistas ao aperfeiçoamento”, declarou o secretário da Sejud de 1º Grau, Wilton Bessa. O gestor destaca que todo o esforço está alinhado aos valores definidos pelos servidores durante o planejamento estratégico da unidade: celeridade, cooperatividade, efetividade, responsabilidade, proatividade e credibilidade.

SAIBA MAIS
A criação da nova Sejud de 1º Grau consta na Resolução do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nº 14/2019. O modelo faz parte do Programa Celeridade, conjunto de iniciativas da atual Gestão do Judiciário cearense para promover mais agilidade aos atos processuais e decisões judiciais.

A Sejud tem como função concentrar expedientes administrativos das unidades judiciárias, gerando mais celeridade e eficiência, a partir da otimização do trabalho e da especialização das funções judiciais, deixando os gabinetes dos juízes concentrados na realização de audiências e julgamentos.

Instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, a unidade incorpora oito Sejuds da Capital em uma só, contemplando as varas da Família, da Fazenda Pública, Cíveis e Criminais de Fortaleza. O objetivo no futuro é integrar varas de diversas comarcas, a exemplo do que já ocorre com a Sejud Crajubar, composta por Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

No novo modelo, a divisão ocorre não mais por tipo de vara, mas por processo de trabalho, organizado por meio de seis Diretorias: Análise Cível, Urgência Cível, Análise Criminal, Urgência Criminal, Cumprimento e Pós-sentença. As ações de urgência, por exemplo, contam com equipe, estrutura e fluxo próprios para dar vazão necessária ao cumprimento dos prazos.

Durante a solenidade de abertura do projeto-piloto, em agosto de 2019, o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, destacou que a estrutura “foi concebida tendo em vista um tempo de rápidas mudanças e de aumento das demandas, que exigem uma nova forma de trabalhar”.

CANAIS DE ATENDIMENTO
O atendimento da Sejud de 1º Grau ao público ocorre pelo e-mail atendimentosejud1grau@tjce.jus.br e pelo WhatsApp Business: (85) 3492.8024.


tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário