sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Campanha de doação de sangue do HRN supera a expectativa e quase dobra número de bolsas

 Foram arrecadadas 192 bolsas de sangue nos dois dias da campanha; meta inicial era de cem bolsas

A campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), superou as expectativas. O mutirão de doação de sangue foi realizado em parceria com o Hemocentro de Sobral na quarta (11) e na quinta-feira (12) com a expectativa de alcançar cem bolsas de sangue. Compareceram ao local 242 candidatos à doação, em sua maioria colaboradores da unidade hospitalar, dos quais foram recolhidas 192 bolsas.

A técnica de Enfermagem da Clínica Cirúrgica do HRN, Grasiele Mesquita Rodrigues, de 37 anos, já é doadora de sangue e sempre participa das campanhas no hospital. Ela aproveitou o dia do aniversário, na quarta-feira (11), para praticar a solidariedade. Antes da doação, ela recebeu um cartão de aniversário do Hemoce. “Fiquei emocionada com a homenagem”, disse. Grasiele ressalta que ser doadora é gratificante. “Com minha doação, ajudo a salvar quatro vidas”, ensinou.

Doadora desde as primeiras campanhas de doação de sangue no HRN, há oito anos, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Juliana Teruel de Oliveira, de 38 anos, garante que doar é fundamental. “Nós, como profissionais de saúde, sabemos da necessidade da doação de sangue. Para nós, é quase uma obrigação. A doação é rápida, simples e ajuda a salvar vidas”, afirmou. 

O enfermeiro da Emergência Adulto do HRN, Lucian Ambrósio de Sousa, de 32, doou sangue pela segunda vez. “Como profissional de saúde, vemos a necessidade das pessoas”, pontuou. 

Solidariedade é o principal mote da campanha, realizada há quase uma década no HRN. A coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara Pinto, agradeceu a todos os que doaram e comemorou a superação da meta inicial. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”.

Doação de sangue

As pessoas que desejarem doar sangue podem procurar o Hemoce Sobral. É importante estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os adolescentes de 16 ou 17 anos precisam da assinatura do termo de consentimento do pai ou responsável. O doador precisa apresentar documento de identificação com foto. Pessoas que tiveram febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias não podem doar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário