sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Prefeitura de Caucaia realiza ação de assistência social para pessoas em situação de rua

 

Revitalizando vidas, resgatando sonhos! Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População de Rua, comemorado no dia 19 de agosto, a Prefeitura de Caucaia, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Centro Pop, ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Trabalho (SDST), realizou nesta quinta-feira (26) uma manhã de serviços para pessoas em situação de rua. Lavagem, pintura e corte de cabelo, doação de roupas, distribuição de kits higiene, além de lanche e um almoço especial. O evento também contou com música ao vivo. A programação visa o fortalecimento da coletividade e o incentivo à participação social.

Cristiano José, morador de rua, fala da importância de ações como essas: “É bom saber que ainda há esperança pra gente, de ter gente que ainda olha pelas nossas causas. Todos acham que a população de rua são ladões, mas muitos estão na rua pela escolha errada e estão pagando as consequências até hoje”, revela. “Eu tenho um sonho: ter minha família de volta, ter tudo o que eu tinha antes, tudo que perdi”.

Atualmente, o Centro POP atende cerca de 25 pessoas diariamente, concedendo serviços essenciais, como alimentação, espaço para higiene pessoal e lavagem de roupa. O Centro POP também encaminha os beneficiários para aquisição de documentação, atendimento judicial e hospitalar, caso necessário, além do acolhimento e escuta através de assistência social e psicológica.

“O objetivo principal, muito mais que dar visibilidade a essa população, é trabalhar novas políticas públicas a fim de que a gente consiga dirimir essa dificuldade que é o morar na rua e dar mais dignidade a essas pessoas”, disse Marcelo de Paula, Coordenador da Política sobre Drogas. “A missão do Centro POP é atender com qualidade e dignidade toda a população de rua do município de Caucaia, com o objetivo de resgatar sua cidadania, sua dignidade humana, seus projetos de vida”, completa Silvia Helena, Coordenadora do Centro POP.

“Tudo isso aqui foi resultado de um conjunto, de uma equipe. Eles merecem esse dia especial. Eles tem que ter essa vida digna que nós temos. É por isso que nós estamos aqui hoje, nessa comemoração maravilhosa”, finaliza a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natecia Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário