terça-feira, 31 de agosto de 2021

Confira como foi o evento “Riquezas de Caucaia”, na Serra da Rajada

 

Uma manhã de serviços e conscientização ambiental. Foi assim o primeiro evento do projeto Riquezas de Caucaia, na Serra da Rajada, no último sábado (28), promovido pelo de Instituto do Meio Ambiente de Caucaia – IMAC. Com o tema “Conhecendo as Unidades de Conservação”, o evento reuniu cerca de 33 pessoas, todos residentes na comunidade de remanescentes de quilombolas da Serra da Rajada. Entre eles, Giucilene Ferreira, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Comunidade Serra da Rajada: “A primeira edição do evento Riquezas de Caucaia foi muito relevante para o Quilombo Serra da Rajada, foi uma vivência que a comunidade amou. Todos que estiveram presentes conheceram as unidades de conservação de Caucaia, compreenderam a importância das unidades de conservação para o ecossistema e a biodiversidade do planeta, e nós sabemos que, para termos um ambiente sustentável, precisamos cuidar”, revela.

Esse foi o primeiro evento do projeto “Riquezas de Caucaia”, que deve percorrer importantes espaços de preservação do Meio Ambiente no município. A proposta é sempre promover a conscientização ambiental: “O projeto tem o intuito de promover uma convivência equilibrada e economicamente sustentável da população em geral com áreas legalmente protegidas no município de Caucaia, capacitando-os a fazer escolhas baseadas na política local, estadual e nacional e encorajá-los a participar ativamente da gestão destas áreas garantindo o alinhamento aos usos e aos objetivos das áreas protegidas”, conclue.

Saiba mais
O Monumento Natural da Serra da Rajada é a primeira Unidade de Conservação de proteção integral de Caucaia, motivo pelo qual foi escolhido como o local de lançamento do projeto. Reconhecida em 2019, a Unidade de Conservação da Serra da Rajada foi criada a fim de preservar o ecossistema natural de relevância ecológica para o município. A área foi escolhida pela importância da Pedra da Rajada, ponto mais alto da serra e local bastante procurado por visitantes da região metropolitana e até mesmo de regiões mais distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário