quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Presidente da ACM analisa no Questão de Ordem desafios da magistratura

 

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quinta-feira (19/08), às 19h30, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Daniel Carneiro. O convidado vai comentar os desafios da gestão e os problemas da magistratura cearense.

Fundada em dezembro de 1958, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Fortaleza. A ACM atua representando e defendendo os interesses dos associados e zelando para que o Poder Judiciário seja o mais acessível e eficaz à sociedade, garantindo os direitos individuais e coletivos.

Entre as finalidades descritas na 8ª Reforma Consolidada do Estatuto da ACM, realizada em 2018, destacam-se o zelo pela democratização interna e externa do Poder Judiciário, criando meios para aproximar o magistrado da realidade e dos anseios da sociedade; a promoção e apoio de eventos ou manifestações culturais, sociais e de promoção da cidadania e defesa dos direitos humanos e o estímulo à educação continuada e à produção de trabalhos científicos, publicação de revistas e livros da área do Direito.

A ACM reúne, como associados, juízes e desembargadores da Justiça Comum Estadual, Federal e do Trabalho, na ativa ou aposentados; conselheiros do Tribunal de Contas do Município e do Estado, em exercício ou aposentados; notários e pensionistas.

Daniel Carneiro atua como juiz titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, além de mestre em Direito Comercial pela Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Civil pela mesma instituição portuguesa.

Ingressou na magistratura em janeiro de 2006, atuando nas comarcas de Umirim, Mauriti, Crateús e Caucaia. Trabalhou ainda como juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Foi eleito presidente da ACM em 2019 e encerra em 2022 sua gestão à frente da entidade.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), às 22h.

BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário