quinta-feira, 13 de julho de 2017

Família Acolhedora: Primeira-dama discute implementação do programa em Caucaia

Com o intuito de viabilizar a implementação do Programa Família Acolhedora em Caucaia, a secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta quarta-feira (12/7) de reunião na Vara de Infância e da Juventude.

O Programa consiste no acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por conta de medidas protetivas. Ao invés de ficarem em abrigos públicos, os jovens ficariam sob os cuidados de famílias previamente cadastradas.

A juíza titular da Vara da Infância e da Juventude de Caucaia, Elizabete Pinheiro, explica que o Programa não visa substituir a adoção. “Apesar de as crianças ficarem com a família acolhedora, o vínculo com a família de origem é preservado e há apoio para que os jovens retornem para estas famílias”, pondera a magistrada.

Um dos benefícios do Programa é minimizar os danos da institucionalização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e de risco, possibilitando que elas conheçam na Família Acolhedora uma nova forma de viver e de se relacionar com a comunidade.

“Temos consciência da importância do programa e estamos dispostos a apoiar a criação de projetos que melhoram a vida dos jovens do nosso município”, destacou Erika Amorim.

Caucaia já deu o primeiro passo para participar do Programa ao assinar o Termo de Acolhimento Institucional com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O documento vai ser utilizado para implementar o Programa Acolhimento Familiar.

Para isso, é necessário que seja elaborado um projeto de lei que, quando aprovado, vai possibilitar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) monte uma equipe multidisciplinar para atuar exclusivamente no Programa.

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário