terça-feira, 25 de julho de 2017

Saúde: Prefeito autoriza reforma de postos

O prefeito Naumi Amorim esteve nesta segunda-feira (24/7) em duas Unidades Básicas de Saúde com uma importante tarefa. Ao lado dos secretários municipais Erika Amorim (Governo e Articulação Política) e Moacir Soares (Saúde), ele assinou a ordem de serviço para a reforma imediata de dois postos. As unidades Antônio Jander P. Machado, no Araturi, e Francisco Paulo Pontes, no Marechal Rondon, foram contempladas.
Outros oito serão beneficiados até a próxima semana. “A gente tem que oferecer uma boa aparência, um lugar bom e médicos bons para atender à população”, disse o prefeito durante a primeira solenidade. No Araturi, a unidade atende a cerca de 30 mil pessoas e conta hoje com cinco médicos. Ao início da gestão, era apenas um profissional.
A reforma vai custar R$ 117.434,17. “Hoje é dia de comemorar que no sétimo mês de gestão dez postos de saúde estão sendo reformados, alguns já foram entregues e equipes estão sendo completas para poder dar um atendimento melhor para a população”, destacou Erika, que também é primeira-dama de Caucaia.
Já na UBS Paulo Pontes, localizada na movimentada avenida Dom Almeida Lustosa, quase 14 mil pessoas serão beneficiadas pela reforma que está orçada em R$ 179.697,89.
Assim como a obra do Araturi, a do Rondon têm prazo de 90 dias para término. “A tendência é só melhorar e a Atenção Primária é a porta para isso. O atendimento tem que ser voltado às necessidades da população, baseado na escuta qualificada e no atendimento direcionado”, comemorou a preceptora da Residência em Medicina de Família e Comunidade, médica Rafaela Ferreira.
Os eventos também marcaram o lançamento do projeto Telecárdio. As UBS’s receberam aparelhos para a realização de eletrocardiogramas, com laudos emitidos em tempo médio de 30 minutos. O exame permite a detecção de problemas cardíacos através da avaliação elétrica da atividade cardíaca do paciente. “Estamos dando as mãos para que as coisas andem mais rápido, para que os exames sejam feitos mais rápido, para que os resultados sejam recebidos mais rápido e para que esse trabalho venha a salvar muitas vidas”, ressaltou Naumi.
As unidades escolhidas para a implantação do Telecárdio foram as que possuem residentes no quadro de pessoal. Assim, os médicos poderão possam fazer a validação do projeto. “Depois de 60 dias, se receber deles a validação, vamos implantar o serviço de alta tecnologia e confiabilidade em todas as unidades de Caucaia”, garantiu Moacir Soares
 
 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário