sexta-feira, 21 de julho de 2017

Saúde: Mobilização contra o mosquito transmissor da chikungunya

A localidade de Guaié, próxima ao Pacheco, foi palco nesta sexta-feira (21/7) de uma grande mobilização da Prefeitura de Caucaia contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e das febres amarela e chikungunya.

Técnicos das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) promoveram diversas atividades educativas com moradores e visitantes, melhoraram espaços de uso coletivo e fizeram visitas domiciliares para eliminação das larvas do inseto.

Guaié foi escolhida por ainda ter um elevado índice de infestação do Aedes aegypti. Foi a primeira ação da Prefeitura em localidades estratégicas indicadas pelo resultado do mais recente Levantamento de Índice Rápido (Lira), feito entre os dias 3 e 7 de julho em 5.497 imóveis de 40 bairros.

Caucaia como um todo não apresenta mais um cenário de alto risco de infestação do mosquito depois de reduzir o índice de 4.30% (em abril) para 2.70% agora. Alguns pontos do município, contudo, ainda inspiram cuidados.

É o caso de Guaié (7.02%). “Nossa proposta agora é fazer um trabalho focal emergencial onde ainda temos o Lira elevado para que a gente possa combater a disseminação do mosquito nessas regiões e evitar que ele se prolifere para outras localidades”, destaca o coordenador da Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza. Para atuar nesses locais, está sendo traçada uma estratégia operacional. No plano estão a realização de mutirões focais e de limpeza, a instalação coletiva de brigadas e a intensificação de panfletagens e distribuição de peixes Betta.

Ao longo da manhã de hoje, quem passou pelo ponto de concentração no Guaié acompanhou ações de Educação em Saúde e também pôde aferir a pressão arterial e fazer o teste para verificar a glicemia. Entre as apresentações, a exposição da atuação do peixe Betta alimentando-se das larvas do Aedes aegypti chamava atenção. “Ele é hoje uma importante ferramenta no trabalho de controle das arboviroses. Nós utilizamos os peixes como controle biológico em diversas situações para eliminar as larvas”, salienta o agente de endemias Gilvamar Almeida.

Ao término, os agentes de endemias seguiram para o trabalho focal nos domicílios, inspecionando depósitos com acúmulo de água e sensibilizando o comércio local. Paralelamente, um mutirão de limpeza foi realizado pela SPSPTrans.

Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires, a ideia é continuar com a agenda de intensificação da mobilização e promover atividades semelhantes todas as sextas-feiras. “Isso é para que no segundo semestre a gente tenha uma redução ainda mais significativa, chegando próximo a 1%, que é preconizado pelo Ministério da Saúde. E para que no início de 2018 a gente possa ter uma situação sob controle em relação à infestação vetorial e também uma situação epidemiológica diferente da que tivemos este ano.”

SERVIÇO
ADOTE UM PEIXE BETTA
Onde: Núcleo de Controle de Endemias e Zoonozes da SMS.
Telefone: (85) 33428010

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário