sexta-feira, 21 de julho de 2017

Cultura: Mapeamento começa a ser feito

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está realizando as primeiras visitas técnicas para a elaboração do mapeamento cultural de Caucaia. Serão reconhecidos equipamentos, etnias e território para catalogação do patrimônio material e imaterial da cidade. “Com esse trabalho, poderemos destacar os valores culturais de nossa terra, permitindo conhecer nossas origens e localização geográfica”, destaca o secretário Paulo Guerra.
Na última segunda-feira (17/7), técnicos da Cultura visitaram o primeiro equipamento, situado na Reserva Indígena Tapeba. Há a necessidade de fazer todo o mapeamento e inventário das atividades culturais e turísticas respeitando raízes, costumes e tradições.
“Estamos começando pelo resgate de tudo o que está no esquecimento”, explica um dos assessores técnicos da Secretaria, professor Eugênio Oliveira. “Caucaia é uma grande referência de miscigenação. Temos comunidades indígenas, quilombolas, ciganos, terreiros... Precisamos verificar, mapear, inventariar e apresentar para os nativos e visitantes esta diversidade e riqueza cultural”, complementa.
“Com o Mapeamento, o município será divulgado a partir das diversas vertentes e olhares culturais e turísticos”, destaca Edilson Ferreira, diretor municipal da Cultura. “O município tem um grande potencial cultural, mas que está perdido e esquecido por conta da falta de conhecimento dos cidadãos e dos gestores públicos”, acrescenta.
A previsão de conclusão do Mapeamento é para o ano de 2018.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário