sexta-feira, 28 de julho de 2017

Impasse no processo de licitação das linhas de ônibus metropolitanos em Fortaleza

Por Fortalbus
Desde 2009, quando o governo do Ceará licitou todas as linhas intermunicipais, e deixou de fora as linhas da região metropolitana de Fortaleza, existe uma perspectiva da licitação do transporte metropolitano, e que essas mudanças saiam do papel e tragam melhorias para os passageiros da região metropolitana.

Até o momento o que se sabe é que já foi confeccionado um estudo sobre os impactos da licitação do transporte público de Fortaleza na região metropolitana, mas sem nenhuma projeção para o lançamento do edital de licitação e nem os critérios exigidos.
Os atuais contratos vigentes são de 1980, e sua validade já estão expirados desde Janeiro de 2016. De lá para cá, existe uma expectativa para a realização de uma nova licitação, devendo incluir todas as áreas do sistema metropolitano de transporte, tendo a possibilidade de incorporar a integração com o metrô, nessa nova rede de transporte metropolitano.

Uma das melhorias criadas pelo Governo do Estado do Ceará foi a integração através do Bilhete Único Metropolitano, facilitando o deslocamento entre os ônibus da capital com a região metropolitana. Embora o Governo tenha feito uma ampla divulgação deste benefício, as integrações realizadas entre ônibus urbanos e metropolitana ainda é considerada pífia, por se tratar da região metropolitana mais populosa do Nordeste, com mais de 4 milhões de habitantes.

Outra melhoria exigida pelo Governo até a realização da licitação, foi a obrigatoriedade que todos os novos ônibus que passem a compôr a frota metropolitana, ofereçam ar condicionado e wi-fi sem valor embutido na tarifa. Neste ano, as empresas Viação Penha, Empresa São Paulo, Via Metro, Empresa Vitória e São Benedito já foram as compras e estão oferecendo veículos com essas novas exigências.

O objetivo dessa licitação é ordenar o setor de transporte metropolitano de passageiros e estimular a formalidade das empresas de ônibus e cooperativas de vans. Com o novo modelo, o tempo de concessão dos serviços será ampliado e vai facilitar os investimentos e a contratação de financiamentos para as empresas que desejam investir no novo sistema metropolitano.


A Região Metropolitana de Fortaleza é formada por 19 municípios: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama, Cascavel e recentemente foram incluídos as cidade de São Luís do Curu, Paraipaba, Paracuru e Trairi. 

Com o ingresso desses quatros municípios, São Luís do Curu, Paraipaba, Paracuru e Trairi, existe a expectativa que o Detran-CE autorize uma mudança no tipo do equipamento (Ônibus), utilizado nesses trajetos. Hoje, a empresa que opera essa região é a Fretcar e vem usando ônibus do tipo rodoviário, com partidas no interior do Terminal Rodoviário João Thomé em Fortaleza.
O Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Ceará (STIP), está dividido em Serviços Regulares de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e Serviços de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros por Fretamento. Por sua vez, os serviços regulares são divididos em Interurbano e Metropolitano. Esse último é realizado entre os municípios pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza ou mesmo entre cidades vizinhas quando a linha atravessa localidades com elevada densidade populacional. 

O serviço metropolitano atualmente é composto por 76 linhas do serviço regular e oito linhas do serviço regular complementar. Ao todo, são seis “anéis tarifários”, com diferentes limites dentro da região metropolitana, sendo operadas pelas  empresas Fretcar, Vitória, São Paulo, Penha, Via Metro, São Benedito e MS Turismo.

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