"A Construção de uma prática pedagógica comprometida com a participação
protagonista da criança no cotidiano da Educação de Infância: a
contribuição da Pedagogia-em-Participação". Esse é o título do trabalho
apresentado na Universidade de Portugal pela professora da Universidade
Estadual do Ceará (Uece), Sandra Maria de Oliveira Schramm, do curso de
Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação (CED).
A pesquisa foi exposta durante o I Congresso Internacional Integrando
Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado nos
dias 19, 20 e 21 de abril, em Lisboa Portugal.
Sandra Schramm realizou estágio pós-doutoral na Universidade Católica
do Porto - Portugal, com a supervisão da professora Júlia
Oliveira-Formosinho, autora, juntamente com João Formosinho, da
"Pedagogia-em-Participação".
O estudo da docente tem como objetivo compreender como se constrói
uma prática pedagógica para a participação social da criança no
cotidiano da educação de infância, buscando também apreender como se
realiza uma formação docente contínua que ajude a transformar a prática
cotidiana em contextos de educação de infância em que a criança seja
respeitada na sua liberdade de ação e protagonismo.
Os dados construídos permitem reflexões que apontam o importante
papel das intervenções da educadora na qualificação das diversas formas
de expressão das crianças, o que fortalece suas competências para a
participação protagonista mais efetiva delas. Essas ideias reforçam a
importância da intencionalidade pedagógica nas ações que efetivam a
participação social da criança no cotidiano do contexto educativo.
http://www.uece.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário