"A Construção de uma prática pedagógica comprometida com a participação 
protagonista da criança no cotidiano da Educação de Infância: a 
contribuição da Pedagogia-em-Participação". Esse é o título do trabalho 
apresentado na Universidade de Portugal pela professora da Universidade 
Estadual do Ceará (Uece), Sandra Maria de Oliveira Schramm, do curso de 
Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação (CED).
A pesquisa foi exposta durante o I Congresso Internacional Integrando
 Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado nos 
dias 19, 20 e 21 de abril, em Lisboa  Portugal.
Sandra Schramm realizou estágio pós-doutoral na Universidade Católica
 do Porto - Portugal, com a supervisão da professora Júlia 
Oliveira-Formosinho, autora, juntamente com João Formosinho, da 
"Pedagogia-em-Participação".
O estudo da docente tem como objetivo compreender como se constrói 
uma prática  pedagógica para a participação social da criança no 
cotidiano da educação de infância, buscando também apreender como se 
realiza uma formação docente contínua que ajude a transformar a prática 
cotidiana em contextos de educação de infância em que a criança seja 
respeitada na sua liberdade de ação e protagonismo.
Os dados construídos permitem reflexões que apontam o importante 
papel das intervenções da educadora na qualificação das diversas formas 
de expressão das crianças, o que fortalece suas competências para a 
participação protagonista mais efetiva delas. Essas ideias reforçam a 
importância da intencionalidade pedagógica nas ações que efetivam a 
participação social da criança no cotidiano do contexto educativo.
 http://www.uece.br/


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário