Está prevista para fevereiro deste ano a inauguração do Centro de Parto Normal de Caucaia. O equipamento se encontra com 70% das obras concluídas e faz parte da reforma e ampliação da Maternidade Santa Terezinha, localizada na Jurema. Quando pronto, o espaço deve beneficiar cerca de 500 mulheres e seus bebês, incentivando a ampliação do número de partos normais no município.
Com oito apartamentos individualizados, o Centro irá proporcionar atendimentos individualizados readequando o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar. “Vamos atender melhor tanto a mulher quanto o bebê numa perspectiva mais humana e acolhedora”, revela o secretário Municipal de Saúde (SMS), Moacir Soares.
O Centro de Parto Normal contará com um berçário de médio risco e um bloco para farmácia. As medidas estão conformidade com a Lei do Parto Humanizado (n 2.832), em vigor no município em setembro de 2017.
Para o equipamento, o prefeito Naumi Amorim ainda autorizou a aquisição de aparelhos como um ultrassom, cardiotocógrafo, mesa ginecológica elétrica, berço aquecido, incubadoras e outros equipamentos. O recurso, da ordem de R$522.627,30, é oriundo de emendas parlamentares.
Em 2018, a Maternidade Santa Terezinha atendeu a quase 63 mil mulheres, realizando o total de 3.506 partos e 1.201 procedimentos, dentre outras ações e serviços de prevenção. O equipamento teve investimento global de R$ 270.617,46 para a conclusão da reforma, bem como sua ampliação através do Centro de Parto Normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário