quarta-feira, 17 de abril de 2019

Estratégias intersetoriais de combate às arboviroses são traçadas em reunião

Em quase todo o Brasil, o período chuvoso tem sido motivo de alerta para a proliferação do mosquito causador das arboviroses (dengue, zika e febre chikungunya). Em Caucaia, a Prefeitura dá prosseguimento à grande campanha de mobilização contra o Aedes aegypti deflagrada no início de fevereiro deste ano.
Dirigentes das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME) e Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), além do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reuniram-se na sede da SMS nesta quarta-feira (17/4) para avaliar as ações projetadas até o momento e discutir novos direcionamentos estratégicos.
Dentre as propostas, a SMS sugeriu a realização de mutirão de limpeza de prédios públicos prioritários. “A ideia é formar um grupo temporário com agentes das secretarias integradas para limpar semanalmente equipamentos como escolas e postos de saúde”, declarou o titular da pasta, Moacir Soares.
De acordo com levantamento feito pela SMS, Caucaia notificou este ano 341 casos de arboviroses. Desses, 148 são de dengue, uma é suspeita de Zika e dois óbitos suspeitos estão em fase de investigação. Não houve óbito em 2018 e o município apresentou redução de 90% de casos de arboviroses em relação ao ano anterior.
  
O resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido (Lira) deste ano, porém, já aponta risco alto de infestação do mosquito (6.65). “O momento é de alerta, sim”, avaliou o coordenador de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires Sousa.

Segundo ele, o setor está elaborando uma nova projeção para ser apresentada em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário