terça-feira, 23 de abril de 2019

Estudantes constroem luneta inspirados por Galileu


Estudantes de cursos técnicos do campus de Caucaia construíram uma luneta para observação do espaço utilizando materiais recicláveis. Com canos e materiais para fixação, eles só precisaram comprar a lente, que custou menos de R$ 50,00. "A gente foi fazendo do nosso jeito, com os materiais que a gente conseguiu encontrar", diz Girleane Evelyn Calixto, do curso técnico em Eletroeletrônica. "Praticamente só gastamos com a lente que precisamos encomendar", complementa ela. 

Em três meses, a luneta ficou pronta e serviu para comprovar uma série de conceitos que os alunos até então só conheciam na teoria ou a partir de observações realizadas fora do campus. "Hoje a gente pode observar corpos celestes, planetas, estrelas..." enumera Adryel Vitor Barbosa, do curso técnico em Petroquímica.
A ideia de construir a luneta partiu de um grupo de oito alunos. Com a coordenação do professor Wellinton Neves, eles começaram a participar em setembro de 2018 de um Clube de Astronomia. Com reuniões semanais, o grupo aprofunda temas e, depois dos primeiros encontros, eles já começaram a reunir o material necessário para a construção da luneta. "É enriquecedor abordar temas como a astronomia no nosso campus, pois ela engloba várias outras ciências. Além disso, esse tipo de atividade desperta a curiosidade dos alunos", diz Wellington.
Outra ideia surgida no grupo foi a realização de seminários quinzenais para que outros estudantes possam conhecer com mais detalhes os temas estudados no clube. O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de março. "O primeiro seminário do club teve como tema 'Galileu e a sua luneta'", explica Wellington. "É importante notar que os seminários são executados pelos alunos membros do club, ou seja, essa atividade de divulgação científica ocorre de aluno para aluno, o que é uma ferramenta poderosa".

Agora, o grupo já prepara o próximo seminário, que terá o Sistema Solar como tema. "Foi muito interessante desenvolver essa atividade, porque foi uma coisa que nós mesmos fizemos, apenas com uma orientação", diz Girleane sobre a experiência de estar à frente do seminário junto com outros colegas.
ifce

Nenhum comentário:

Postar um comentário