terça-feira, 23 de julho de 2019

Adolescentes lotam Polo Camurupim em piquenique com debate sobre desafios


Alegria, envolvimento e satisfação marcaram o primeiro piquenique educativo da Prefeitura para os membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) de Caucaia. Promovido pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef nesta terça-feira (23/7), no Polo Camurupim, a iniciativa foi uma oportunidade de os jovens debaterem os oito desafios para o município conquistar a certificação internacional.
“O Selo é fundamental porque certificará Caucaia como cidade que trabalha com políticas públicas para crianças e adolescentes de forma concreta e correta. Já tivemos um avanço muito grande com ações que antes não existiam, como a busca ativa escolar, o esporte inclusivo, a assistência social na primeira infância...”, lista a articuladora do Selo no município, Telma Diógenes.
Durante a programação, 70 adolescentes de todos os sete Nucas de Caucaia apreciaram as atividades com alimentação saudável, música e esportes. “Esse encontrão está sendo marcado pelo contato e conhecimento, com a troca de saberes sobre os desafios e nivelamento das ações que o município vem desenvolvendo”, detalhou o mobilizador Anízio Silva.
“Nunca vi esse tipo de mobilização nas gestões anteriores para garantir direitos dos adolescentes. Me sinto muito realizada em poder fazer parte disso. E vejo muitos jovens motivados em participar também”, avaliou a estudante Sirlânia Moreira, representante dos adolescentes dos Nucas.
Caucaia é o município cearense com a maior quantidade de Nucas. São sete, que somam mais de 150 jovens credenciados e dois espaços dedicados às causas indígena e quilombola.
Os Nucas são uma das 87 ações que compõem o Xodó, programa interdisciplinar executado pela Prefeitura para Caucaia ganhar novamente o Selo Unicef. Há pelos menos oito anos o município não recebe a certificação. 
DESAFIO 1
Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo
DESAFIO 2
Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade
DESAFIO 3
Conhecer e divulgar a lei de aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola
DESAFIO 4
Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
DESAFIO 5
Promover a educação para a cidadania democrática
DESAFIO 6
Promover a inclusão escolar e a troca de saberes
DESAFIO 7
Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva
DESAFIO 8
Promover práticas de enfrentamento ao racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário