quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeito recebe vice-governadora e debate projetos de melhoria da rede de ensino

O prefeito Naumi Amorim recebeu nesta quarta-feira (31/7) a vice-governadora do Ceará, professora Izolda Cela. O encontro aconteceu no gabinete do gestor, no Itambé, contou com a presença da primeira-dama Erika Amorim e teve como pauta o estreitamento de laços entre a Secretaria de Educação de Caucaia e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para a elaboração de análises estatísticas especializadas e projetos no intuito de melhorar ainda mais os índices da rede municipal de ensino.
Izolda foi apresentada às principais medidas implementadas pela Prefeitura nos últimos dois anos e meio. “Melhoramos muitos serviços e a estrutura de muitas escolas, mas temos consciência de que precisamos fazer mais porque durante vários anos a Educação do município ficou praticamente abandonada. As escolas eram galpões de crianças e não havia qualquer preocupação com o ensino desses meninos”, afirmou Naumi.
Os cinco eixos do programa executado pela Prefeitura para melhoramento de índices, cujas intervenções abrangem todas as seis regiões de Caucaia, foram expostos à vice-governadora. O município tem a segunda maior rede de ensino do Ceará, com 187 unidades educacionais e mais de 55 mil alunos.
“Quando a criança fracassa e percebe, isso gera nela um desestímulo e mexe com a subjetividade dela, porque ela se sente menor. E isso afeta o processo de aprendizagem. É preciso dar o máximo de autonomia para as escolas, mas também fazer um monitoramento qualificado, observando o que precisa ser observado”, afirmou Izolda Cela.
Secretária municipal de Educação, a professora Camila Bezerra destacou os projetos para correção de fluxo (alinhar idade e série cursada pelos alunos), combate à evasão escolar e de reforço em Língua Portuguesa e Matemática.
“A gente precisa dar a Caucaia um olhar especial, pois o município é muito diverso em povos, geografias e territórios. Tenho certeza de que estamos no caminho certo porque nossa equipe é muito boa e está trabalhando muito. Mas todos sabemos que educação é algo que dá resultados a médio ou longo prazo. O que temos aqui é que plantar uma semente. Essa parceria com o Estado é pra isso”, disse Camila.
Para a vice-governadora, há na Prefeitura um ambiente favorável ao diagnóstico de situações e disposição para solucioná-los. Referência nacional em educação, Izolda Cela colocou o setor de estudos estatísticos da Seduc à disposição de Caucaia para o município ter acesso a análises detalhadas de indicadores e, assim, ter ainda mais condições de direcionar projetos aos territórios e séries mais sensíveis.
Os anos iniciais da Educação Infantil e os anos finais do Ensino Fundamental foram apontados pela vice-governadora como os mais delicadas para qualquer gestão municipal. Segundo ela, também é importante submeter os diretores a uma formação continuada.
“Algumas realidades são difíceis de mudar em pouco tempo. Mas nós temos que lutar para melhorar a vida desses alunos. Nós podemos marcar essa geração que está aí e a geração que está chegando”, acrescentou a primeira-dama de Caucaia e presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Erika Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário