quinta-feira, 25 de julho de 2019

Encontro destaca importância do PSE na integração entre escola e saúde das crianças

Uma manhã dedicada ao aprendizado e ao alinhamento das políticas intersetoriais voltadas para o Programa Saúde na Escola (PSE) em Caucaia. Dessa forma, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu nesta quinta-feira (25/7) profissionais de saúde, escola e de desenvolvimento social em um encontro para apresentação do programa.
“O momento é de uma importância muito grande para Caucaia, tendo em vista que o contingente de alunos no município é alto [são quase 60 mil]. O PSE unifica duas grandes secretarias [Saúde e Educação]. Atuante em diversos eixos de políticas em prol da saúde e desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, o encontro vem para preencher lacunas e desafios que existem para essa população alvo", declarou o titular da SMS, Moacir Soares.
A programação contou com uma palestra sobre diretrizes do programa, ministrada pela enfermeira e articuladora do PSE através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Márcia Lessa. “A gestão do programa se faz de forma intersetorial. O pacto das ações de prevenção beneficiará 93 escolas integrantes do programa, o que equivale a aproximadamente 45 mil alunos da rede municipal. Tanto as gestões do Governo quanto do Município têm grande compromisso em atenção a esse público”, observou a especialista, que é referencia estadual do PSE.
“Estou muito feliz de estar aqui. Sou uma entusiasta do PSE. Presenciei momentos de ações do programa que me encheram os olhos de lágrimas”, disse a secretária municipal de Educação, professora Camila Bezerra. A gestora aproveitou o momento para falar da exitosa experiência com o projeto antes de assumir a pasta: “Nesse período, ganhamos, inclusive, o Selo Unicef. Tenho certeza de que as ações do PSE contribuíram para a conquista desse prêmio no município anos atrás e vão contribuir agora, quando estamos novamente buscando essa certificação.”
O PSE foi instituído em 2007 com integração entre os ministérios da Saúde e Educação. Dentre os principais objetivos se destacam: promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos na saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação, e articular as ações do Sistema Único de Saúde às ações das redes de educação básica pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário