terça-feira, 23 de julho de 2019

Governo Federal reconhece situação de emergência em 22 municípios do Ceará devido à seca

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu situação de emergência em 22 municípios do Ceará. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (22).
Para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública - deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual. A publicação no DOU ratifica o decreto do Governo do Ceará, de 26 de abril de 2019.
Confira a lista de municípios:
1 - Beberibe
2 - Boa Viagem
3 - Campos Sales
4 - Caririaçu
5 - Catarina
6 - Catunda
7 - Deputado Irapuan Pinheiro
8 - Itapagé
9 - Jaguaretama
10 - Jaguaribara
11 - Jati
12 - Milhã
13 - Mombaça
14 - Monsenhor Tabosa
15 - Morada Nova
16 - Nova Olinda
17 - Pedra Branca
18 - Pereiro
19 - Piquet Carneiro
20 - Saboeiro
21 - Solonópole
22 - Tarrafas
Apesar da melhor quadra chuvosa dos últimos sete anos, o decreto estadual considera a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas que "vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento, inclusive para o consumo humano e animal, desde o ano de 2012", diz a publicação. 
Apoio emergencial
De acordo com o ministério, para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais.

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário