segunda-feira, 22 de julho de 2019

Jovens dos Nucas participam amanhã de piquenique educativo para avaliação de metas


A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promove nesta terça-feira (23/7) o primeiro piquenique educativo para membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) de Caucaia. O encontro acontecerá no Polo Camurupim, das 8 horas às 12 horas, e contará com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
O piquenique visa debater todos os oito desafios estipulados pelo Unicef dentro do processo de concessão do Selo, cuja divulgação do resultado será feita em 2020. A certificação é destinada apenas às prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.
O encontro de amanhã será o primeiro encontro do tipo. “Vamos nivelar tudo o que foi feito; as atividades específicas de cada desafio. Caucaia está se empenhando pra ser destaque. O Unicef diz que é obrigatório aos municípios o cumprimento de dois desafios: o 5 e um segundo, de livre escolha. Mas Caucaia praticamente cumpriu todos”, detalha o mobilizador Anízio Silva.
Caucaia é o município cearense com a maior quantidade de Nucas. São sete, que somam mais de 150 jovens credenciados e dois espaços dedicados às causas indígena e quilombola. “Vamos debater o que ainda precisa ser feito pra gente concluir todos os desafios em 100%. Nós vamos brigar pelo troféu de melhor Nuca do Ceará”, conclui Anízio.
Os Nucas são uma das 87 ações que compõem o Xodó, programa interdisciplinar executado pela Prefeitura para Caucaia ganhar novamente o Selo Unicef. Há pelos menos oito anos o município não recebe a certificação.
DESAFIO 1
Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo
DESAFIO 2
Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade
DESAFIO 3
Conhecer e divulgar a lei de aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola
DESAFIO 4
Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
DESAFIO 5
Promover a educação para a cidadania democrática
DESAFIO 6
Promover a inclusão escolar e a troca de saberes
DESAFIO 7
Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva
DESAFIO 8
Promover práticas de enfrentamento ao racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário