quinta-feira, 25 de julho de 2019

Caucaia lidera saldo de vagas no Ceará no primeiro semestre do ano

Caucaia é o município do Ceará com o maior saldo de empregos no primeiro semestre deste ano. E, em junho, apresentou o segundo melhor desempenho do estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/7) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia.
Em junho, Caucaia registrou saldo de 200 empregos. Já no apurado do semestre, o total foi de 1.085 vagas – quase o dobro em relação ao desempenho da cidade que figura em segundo lugar (no caso, Canindé, com 630 postos formais).
Para os próximos anos, as perspectivas são ainda mais positivas. Ocorrido este mês, o início das obras do Avança Caucaia marca um novo tempo de geração de emprego e renda no município, pois a mão de obra a ser empregada nos canteiros será prioritariamente caucaiense.
Trata-se de uma determinação expressa do prefeito Naumi Amorim à Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), que coordena o programa, e aos empreiteiros que vencem os processos licitatórios. Só com o Avança Caucaia, a Prefeitura deve criar 4.000 empregos.
“É fundamental que a gente deixe esses empregos aqui. Isso significa mais renda circulando e mais comida na mesa do trabalhador. O que a Prefeitura puder fazer pra criar cada vez mais emprego, a gente vai fazer. Porque todo mundo sai ganhando com isso. Dinheiro no bolso é sorriso no rosto do povo”, afirma o prefeito.
O bom desempenho caucaiense deve-se a dois setores: construção civil e serviços. No primeiro cenário, principalmente em decorrência do surgimento de empreendimentos imobiliários importantes e pelo fato de a Prefeitura ter criado várias frentes de trabalho para melhoria da malha viária da cidade.
No segundo caso, o ramo hoteleiro é o maior responsável devido à boa procura por pacotes para a orla, em especial o Cumbuco e no período de férias – iniciado em junho e que encerra em julho. Com mais turistas nas praias, maior é a taxa de ocupação e de mais mão de obra os hotéis e pousadas precisam.
Além disso, a intensa articulação da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) favorece a geração de vagas. Caucaia é a única cidade cearense além de Fortaleza a ter um Sine Municipal, espaço que diariamente oferece oportunidades de colocação no mercado formal.
“Nós já chegamos a ter 500 vagas num único dia. Recebemos pedidos o tempo todo de empresas parceiras e encaminhamos milhares de pessoas para entrevistas. Temos feito um esforço grande pra dar a quem nos procura a possibilidade de recomeçar. Muita gente só precisa de uma chance”, afirma a secretária municipal de Trabalho, Laís Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário