quarta-feira, 31 de março de 2021

Brejo Santo suspende bancos e transporte; supermercados podem atender apenas por delivery

 


Com 34 mortes pela Covid-19 registradas apenas em março, Brejo Santo é o novo epicentro da pandemia no Cariri. Para barrar o avanço do contágio e do número de mortes por Covid-19, o município a 510 km de Fortaleza passa a seguir medidas de isolamento social mais rígidas a partir desta quinta-feira, 1º de abril. O decreto municipal tem vigência até o próximo domingo, 4. O documento limita o funcionamento de parte das atividades essenciais, a exemplo dos supermercados e distribuidoras de gás, que só poderão atender por delivery.

Poderão permanecer abertos hospitais, clínicas veterinárias, postos de combustíveis e farmácias, desde que comercializem apenas medicamentos. Ficam também suspensos os serviços bancários e de transporte coletivo.

Em pronunciamento nas redes sociais, a prefeita Gislaine Landim (PDT) destacou que as medidas são necessárias para conter o avanço da pandemia e reduzir a pressão sobre a rede de atendimento hospitalar. "Os casos e mortes têm aumentado assustadoramente. A gente tem uma estrutura de saúde que vem se desdobrando no atendimento de pacientes Covid. São 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, mas temos nos últimos meses rodado, todos os dias, com mais de 50 pacientes", afirma.

Para a prefeita, o cenário é resultado do desrespeito de parte da população às medidas de prevenção ao contágio. "Temos colocado a vigilância sanitária diuturnamente em toda a nossa Cidade, orientando. A nossa Guarda Municipal juntamente com o Demutram, orientando os transportes intermunicipais. Mas, infelizmente, a gente tem visto uma desobediência por parte de algumas pessoas."

A Covid-19 em Brejo Santo

Apenas em março, Brejo Santo registrou 34 mortes pela Covid-19. Os óbitos quase se igualam ao acumulado na cidade desde 2020: do início da pandemia até fevereiro deste ano foram contabilizados 35 óbitos. Supera também o total de pessoas mortas pelo novo coronavírus em Juazeiro do Norte neste mês. O município que tem a maior população da região, contabiliza 22 mortes em março, segundo informações do IntegraSUS.

Outro fator alarmante para Brejo Santo são os novos casos positivos neste mês. Foram 1.395, até agora. Mais que o dobro de fevereiro, que registrou 641 casos.

Há 23 dias, o Hospital Geral de Brejo Santo opera com lotação máxima nos dez leitos de UTI Covid. A taxa de ocupação das enfermarias também chegou a 100% no último dia 22. 

A disparada nos indicadores de internações, casos confirmados e de mortes pela Covid-19 em Brejo Santo começou ao mesmo tempo em que houve confirmação da circulação da variante P1 do coronavírus no Município, no início do mês. Dos sete casos confirmados até agora na região do Cariri, pela Fiocruz, quatro são em Brejo Santo.

 Com informações do repórter Luciano Cesário/ CBN O POVO Cariri

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário