Na manhã desta segunda-feira (2/10), o Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC) realizou a primeira reunião de trabalho para viabilizar a conquista da certificação ambiental pública da décima segunda edição do Programa ”Selo Município Verde” (biênio 2018/2019). A iniciativa é proposta pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA).
A certificação “Selo Município Verde” identifica, a cada dois anos, as prefeituras cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo é incentivar o fortalecimento das gestões ambientais. Em Caucaia, o IMAC está à frente do projeto, mas todas as secretarias estão envolvidas.
“Pela grandiosidade de Caucaia não podemos ficar de fora. Esta primeira reunião é para unir as Secretarias e iniciar os trabalhos para alcançar os indicadores exigidos para o município conquistar o Selo”, explica o presidente do Instituto, Francisco Hugo Pontes.
Durante o planejamento, a gerente de educação ambiental, Márcia Beatriz Ximenes, destacou a participação do município para buscar a conquista do certificado e a possibilidade de ser agraciado com a “abertura para novos recursos federais”. “Esta reunião inicial teve o objetivo de formar as ações da comissão intersetorial e começar os trabalhos. Além da premiação, o município terá a visibilidade, em todo Estado, do bom desenvolvimento sustentável realizado aqui”, explana.
Está prevista para março de 2018 o envio de documentação comprobatória para o comitê gestor e da comissão técnica da SEMA executar sua análise. No mês de outubro Caucaia recebe uma avaliação in loco. O resultado será anunciado em novembro de 2018, com cerimônia de entrega dos certificados em dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário