A manhã desta segunda-feira (2/10) esteve animada na sede Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia. A pasta promoveu uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A ação teve o objetivo de despertar a discussão acerca da doença, buscando a sua identificação e tratamento com antecedência.
Para a secretária de Educação, professora Lindomar Soares, o ensino tem papel importante nessa pauta. “Por dia, recebemos em média 57 mil alunos. Isso nos dá uma dimensão da importância da educação na sociedade. É muita responsabilidade”, frisa. Ela acrescenta que, uma vez instruídas, as crianças são capazes de levar para casa informações que podem salvar a vida de seus familiares.
A coordenadora de Programa e Projetos da SME, Andrea Herculano, comenta que, além de discutir acerca do câncer de mama, a ação teve como foco a inclusão, com apresentações em libras e uma performance de zumba em cadeira de rodas. “Também contamos com a presença do Instituto Mix, com ações de beleza (cabelo e maquiagem), serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apresentações de judô e de luta olímpica”, explana.
Professoras da rede municipal de ensino, Adriany Nóbrega e Mônica Eduardo, pertencentes ao grupo Amigas do Peito, comentaram acerca de suas experiências com a doença. “Tenho 32 anos e descobri o câncer aos 30. Precisamos ter um autocuidado, conhecer o nosso corpo. É ele que nos dá sinais de que algo está errado. Eu estava tomando banho quando senti um nódulo na minha mama”, pontua Adriany, frisando a necessidade do autoexame.
Mônica reforça a importância de lutar contra essa doença de cabeça erguida. “O câncer é uma doença que gosta de tristeza, depressão. Quanto mais depressiva o portador de câncer ficar, maiores riscos ele tem”, incentiva.
No auditório, a SMS ofertava vacinas contra a gripe, verificação de pressão e testes de glicemia. Kerley Menezes, coordenadora do Distrito I, explica que o mês será movimentado na pasta da saúde. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão o seu Dia D de ação, com ações sobre o câncer de mama. Também teremos o programa ‘Sala de Espera’, com mini palestras informativas enquanto a população espera atendimento”, antecipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário