terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Gestores debatem projeto para Atenção Primária

Na manhã desta terça-feira (16/1), representantes de todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram reunidos para definir e sistematizar as competências de coordenadores e gerentes que irão contribuir com um novo projeto voltado à Atenção Primária de Caucaia. Trata-se de um trabalho de planificação e requalificação da rede municipal a partir de seis unidades-modelo.
Os postos de saúde do Araturi, Planalto Caucaia, São Miguel Novo, Itambé, Picuí e Sítios Novos são os primeiros contemplados. “É fundamental que todos conheçam e internalizem bem para poder falar e defendê-lo com a desenvoltura devida. Sem dúvida, esse projeto representa uma ampla e profunda mudança no âmbito da assistência na Atenção Primária à Saúde”, avalia o secretário de Saúde Moacir Soares.
Em um contexto de integração, além da modernização dos seis equipamentos de saúde, o projeto ainda visa o fortalecimento do vínculo entre as equipes e a comunidade e a implantação de novos processos de trabalho.
As unidades-modelo estarão aptas, por exemplo, a facilitar o acesso dos usuários com o atendimento com hora marcada e a realizar ações de promoção da saúde, em especial de mães, crianças, adolescentes e jovens. As unidades também vão receber ações de Educação Permanente para capacitação e atualização dos profissionais, como cursos orgânicos de acolhimento, higiene e limpeza. 
O projeto tem como pano de fundo os resultados do processo de territorialização da APS e implantação de Conselhos Locais de Saúde (CLS) em todos os postos. Desde o fim de 2017, foram instalados 38 CLS. Esses colegiados vão atuar como células de planejamento e fiscalização dos serviços da rede. 
O movimento de estruturação das unidades-modelo está em vigor desde outubro do ano passado e o documento com as competências de cada segmento segue em análise e debate dos colegiados da SMS. A ideia é que posteriormente esse modelo seja expandido para todas as 46 Unidades Básicas de Saúde de Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário