sexta-feira, 13 de abril de 2018

AL inaugura exposição de fotografias sobre os 292 anos de Fortaleza

A exposição “Celebrando Fortaleza 292 Anos”, com acervo de 60 fotografias históricas da cidade, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (12/04), no hall do Palácio Adauto Bezerra. Organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), a mostra, aberta ao público, fica na Casa até o dia 20 de abril, e os  visitantes poderão conferir, por exemplo, fotos de locais, como a Praça da Estação, o Passeio Público, Parque das Crianças, avenida Beira-Mar e o Theatro José de Alencar.
De acordo com  o presidente do Malce, Osmar Diógenes, por meio das fotos é possível conhecer o primeiro prédio da Assembleia Legislativa, construído em 1829. “É importante contemplar a parte histórica de Fortaleza”, afirmou.
 O deputado Heitor Férrer (SD)  elogiou a exposição e ressaltou a importância de preservar os prédios históricos da Cidade. “Aqui estamos vendo antigas fotografias. Muitos desses lugares não existem mais. Devemos preservar a parte histórico de Fortaleza”, afirmou.
Já o ex-governador, Lúcio Alcântara observou que as imagens retratam Fortaleza no XIX. “As fotografias são também lições e história da nossa Cidade”, enfatizou. 
De acordo com a curadora da exposição, Marinez Alves, geógrafa e integrante da equipe do Malce, o evento faz parte das comemorações do aniversário de Fortaleza, celebrado no próximo dia 13 de abril. “Fizemos um convênio com o Arquivo Nirez, pertencente ao memorialista Miguel Ângelo de Azevedo”, informou.
Marinez Alves esclareceu ainda  que monitores e estagiários, divididos em dois turnos, estarão disponíveis para orientar os visitantes. “A equipe é formada por estudantes de Turismo e de História, capacitados para oferecer informações sobre as fotografias”, disse a curadora.

alce

Nenhum comentário:

Postar um comentário