terça-feira, 17 de abril de 2018

Audiência dá voz à comunidade da Barra do Cauípe

Depois de dialogar com as populações da Tabuba e do Cumbuco, a Prefeitura de Caucaia realizou nessa segunda-feira (16/4) audiência pública do projeto Orla na Barra do Cauípe.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). “As audiências servem para comunicar à sociedade o diagnóstico feito nas oficinas e mostrar as linhas de ação propostas a partir delas”, explica a coordenadora geral do Orla em Caucaia, Thaysa Portela.
Para a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, Aline Parente, o Projeto Orla é fundamental porque traz o reordenamento da área. “Trata-se de um perímetro que precisa de qualificação. Tanto para as pessoas que residem e trabalham como para os turistas a organização e a infraestrutura adequadas ficarão melhores pela questão da segurança e meio ambiente.”

O ordenamento proposto n projeto determina o que é permitido e proibido na zona costeira caucaiense. São, ao todo, sete unidades de paisagem que permitem uma configuração diferenciada de cada praia. No Cauípe, por exemplo, foi abordada a demarcação da zona para banhistas, trânsito de veículos, sinalização, acesso, estacionamento, área para piquenique, banheiros públicos, limite de controle de visitantes, saneamento básico, preservação do meio ambiente, reordenamento de barracas e drenagem para regular a quantidade de água na lagoa.
Nativo da Barra do Cauípe e professor de kitesurf há 20 anos, Raimundo Ferreira da Silv, o Bê, acredita que a implementação do que está no documento trará melhorias para a comunidade. “É preciso reordenar as barracas e urbanizar. Acreditamos que este estudo seja para um futuro cheio de melhorias. E que aumente até o turismo esportivo, já que aqui é o berço do kitesurf no mundo.”
Na próxima quarta-feira (18/4), a Prefeitura realiza a última audiência do Projeto Orla. Será no Icaraí.
SERVIÇO
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO ICARAÍ
QUANDO:
18 de abril, às 14 horas
ONDE: Escola Celina Sá Morais, localizada à rua O, nº 578/752

Nenhum comentário:

Postar um comentário