sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Empregado cearense da CSP conquista prêmio na ABM Week por trabalho na área de energia

O técnico de produção, Paulo Ricardo, liderou uma equipe que implantou o sistema de barra segura, que deixa a CSP menos sujeita à possíveis variações de energia no Sistema Integrado Nacional (SIN)

O técnico de produção cearense da Gerência de Distribuição de Energia da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Paulo Ricardo Bastos, liderou a equipe da sua área que conquistou a premiação promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O artigo “Sistema de barra segura para distribuição de energia na Companhia Siderúrgica do Pecém” foi apresentado por ele no 72º Congresso Anual da ABM – Internacional em 2017 em São Paulo. Paulo recebeu a premiação neste dia 4 de outubro durante a cerimônia de encerramento da ABM Week 2018, em São Paulo.

“O trabalho, desenvolvido em 2016, consistiu em tornar o sistema de distribuição de energia da CSP mais inteligente e menos vulnerável às oscilações externas. Em 21 de março de 2018, por exemplo, no blecaute geral de energia elétrica nas Regiões Norte e Nordeste, a CSP foi a única empresa nessas regiões do Brasil a se manter em operação normalmente durante as seis horas do blecaute, o que teria sido diferente se não tivéssemos implantado o sistema da barra segura, com sérios riscos e danos, principalmente, para nosso Alto-forno”, ressaltou Paulo.

Também compuseram a equipe os empregados da CSP Ronaldo Lopes, Fernando Fortes, Dirceu Gabriel, Carlos Ivan da Silva, Hamilton Geraldo Martins, Robson Queiroz, Helder Moraes, Rafael Kogake e Mateus Joaquim.

O gerente geral de Energia, Walcir Rodrigues, ressalta a importância desse reconhecimento externo a um trabalho que foi pensado, planejado e desenvolvido por empregados da própria CSP. “O sistema de barra segura foi uma melhoria que implantamos e que nos garante uma maior estabilidade operacional. Temos que nos orgulhar desses nossos profissionais, que são merecedores dessa conquista internacional. Desejo que eles possam ter um futuro brilhante conosco”, destaca Walcir.

A premiação promovida pela ABM tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos apresentados nos eventos realizados pela instituição de acordo com suas respectivas áreas de conhecimento. Além do certificado para cada um dos autores do trabalho, os vencedores ganharam também a anuidade 2019 e duas inscrições em cursos EAD para cada um dos autores.

Desde o início das suas operações, a CSP produz toda a energia elétrica que consome. Além disso, está conectada ao Sistema Integrado Nacional (SIN) para onde vende o excedente de energia que produz.

Perfil profissional do premiado
Paulo Ricardo é de Fortaleza e mora atualmente em Maracanaú. É eletrotécnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza. Atualmente, estuda Tecnologia em Mecatrônica Industrial também pelo IFCE-Fortaleza. O jovem já realizou visita em empresas na Indonésia, para aprendizado tecnológico promovido pela própria CSP. Possui ainda diversos cursos realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE): Eletricidade básica, comandos elétricos, controladores lógicos programáveis, manutenção em subestações e eletrônica básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário