segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Internautas acreditam que Setembro Amarelo ajuda na prevenção ao suicídio

A enquete do Portal da Assembleia Legislativa veiculada entre os dias 17 de setembro a 1° de outubro questionou aos internautas sobre a campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio.
Para 83,3% dos participantes, a mobilização serve para ajudar a sociedade a identificar problemas, possibilitando o acolhimento e tratamento das pessoas afetadas. Já 16,7% acreditam que se trata de uma iniciativa sem resultados práticos.
A médica psiquiatra, Renata Lima, ressalta que qualquer campanha de prevenção ao suicídio é válida para alertar a sociedade sobre a seriedade dos casos. “Ainda existe um grande descaso coletivo e despreparo dos agentes da área da saúde para lidar com pessoas que sofrem de depressão. É importante tratar o psicológico do paciente, não apenas com medicamentos, mas também identificando a dor e intensificando os cuidados terapêuticos e de acolhimento”, explica.
Para Renata a família deve se prontificar em ajudar nos processos de cura da depressão. “Muitas pessoas depressivas não são levadas a sério, porém a campanha ajuda a identificar casos através dos sinais e comportamentos. É importante que parentes e amigos próximos busquem ajuda para o depressivo e possam ver a doença com seriedade e não como frescura da pessoa”, diz.
O soldado do Corpo de Bombeiros do Ceará, especialista na prevenção de suicídio, Armando Neto, explica que a campanha Setembro Amarelo orienta sobre os sintomas principais de depressão e fortalece a busca por cuidados. “Atualmente as pessoas não tem empatia. Não se preocupam com a dor do outro e não conversam. As campanhas de prevenção incentivam o diálogo e mostram que ouvir também é tratar”, assinala.
Para Neto, é importante que a família e amigos próximos, ao identificar problemas de depressão busquem ajuda e orientação imediatamente. “É preciso quebrar o individualismo e levar a sério qualquer sintoma. Não devemos estimular ações destrutivas e nem fazer brincadeiras. A depressão é uma doença verdadeira que se tratada tem cura”, enfatiza.
GM/CG
https://www.al.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário