quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Mulheres têm Dia D de conscientização ao câncer de mama

Caucaia teve nesta quarta-feira (10/10) dois grandes eventos de conscientização sobre a saúde da mulher. As atividades aconteceram no Grêmio Recreativo e de Estudos, no Açude, e no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), localizado na Tabuba, e promoveram ações educativas sobre o câncer de mama.
Os workshops ofereceram serviços e sensibilização a mulheres de vários bairros. Elas tiveram acesso a atendimento com médico mastologista, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, corte de cabelo, manicure, maquiagem e design de sobrancelha.
Coordenadora da Atenção Especializada, Lilia Van Kostrisch explica que “hoje fazemos 900 exames de mamografias ao mês e não temos mais filas para todo o aparato da prevenção ao câncer de mama em Caucaia. A ação social do dia D da campanha leva um pouco da programação do Outubro Rosa, que tem outras ações no decorrer do mês.”
Conforme o médico mastologista Joseni Dutra, “o diagnóstico tem que ser realizado com antecedência para a taxa de cura ser maior. O auto exame é importante para a paciente ficar alerta sobre as modificações na mama. O auto-exame é preciso ser realizado com frequência.”
Rozângela Sousa de Oliveira, estudante do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor), acredita ser importante o acompanhamento das mulheres neste mês dedicado à visibilidade da  importância da prevenção. “Para identificar o câncer e também para manter a vacinação em dia e prevenir as doenças da população, é necessária a mobilização das mulheres em dias como este”, relata.
O Outubro Rosa nasceu na década de 1990, após congressos internacionais de oncologistas observarem o crescimento desenfreado do câncer de mama no mundo. Para 2018, o tema escolhido para a campanha foi “Câncer de mama, vamos falar sobre isso?”.
A Secretaria Municipalde Educação (SME) envolveu todos os coordenadores da rede de ensino nas atividades, levando-os à reflexão sobre o tema a partir de uma palestra com a Dra. Ana Nel, com o compromisso de divulgarem para todas as escolas os caminhos do diagnóstico precoce e da cura da doença.
Os participantes do evento materiais educativos cedidos pela Editora IMEPH e pelo Instituto Avon contendo instruções sobre ações diagnósticas, como os exames de toque feitos pelas próprias mulheres, exames médicos e radiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário